Portal NN1
Educação
Educação no Brasil e no Mundo
Educação de Qualidade para um Brasil melhor Formar com qualidade (reprodução)

Educação de Qualidade para um Brasil melhor

Os brasileiros estão vivenciando um momento que requer cuidados especiais, estamos às vésperas das eleições. Uma boa formação pode colaborar para contribuirmos com um Brasil melhor, naturalmente essa boa formação deve ser voltada para o interesse coletivo.

Contudo, algumas pessoas, sem essa formação desejada, caminham na contramão ao fazerem seus posts, pois estamos experimentando um mundo de mentiras e meias-verdades, cuja propagação se intensifica nos momentos que antecedem às eleições. Repetindo um provérbio chinês que diz “Meia verdade é uma mentira inteira”. Significado de meia-verdade: afirmação que omite parte dos factos ou das informações, principalmente quando é feita propositadamente com o objectivo de enganar alguém (Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa).

Muitas publicações levam ao entendimento de que políticos ou membro de grupos políticos, são verdadeiros defensores do povo. É bem verdade que podemos garimpar pessoas de bem nesse mundo politico brasileiro estranho, perigosos e de algumas que só pensam em locupletar-se.

Fazer observações mais apuradas das postagens e investigar sobre sua veracidade deve ser atitude básica, examinar se a fonte tem credibilidade, permitirá menos erros em nossas falas e postagens, e mesmo assim ainda podemos errar, sendo uma educação de qualidade essencial para reduzir nossos erros.

Por outro lado fico pensando qual a contribuição dos arautos de meias-verdades para um Brasil melhor. O que estão ensinando para seus filhos, para jovens e adolescentes? Sobretudo àqueles que têm a obrigação da verdade e compromisso de ensinar a aprender, dando liberdade de escolha. Imagino o que passa na cabeça de crianças e adolescentes quando descobrem que seus pais, professores e ou amigos são mensageiros de meias-verdades, ou melhor, de mentiras. O Brasil precisa urgentemente de pessoas do bem, pessoas que façam os brasileiros pensar sobre os verdadeiros fatos, pessoas que permitam que o outro tenha capacidade de descobrir a verdade e se apoderar dela.

Professores qualificados e bem remunerados, especialmente os da educação básica, escolas de qualidade e menos interferência política partidária na educação, são alguns fatores que contribuem para aumentar o poder de decisão das pessoas, fatores que possibilitam a construção de uma grande nação.

Precisamos de mais educação de qualidade e de mais formação cidadã.

Compartilhe essa notícia
  • whatsapp