Portal NN1

Últimas

Capitão do Corpo de Bombeiros alerta população de Arapiraca sobre cuidados para evitar queimadas Foto: Jânio Barbosa

Capitão do Corpo de Bombeiros alerta população de Arapiraca sobre cuidados para evitar queimadas

O capitão Etvaldo do 7º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) situado em Arapiraca, falou com exclusividade ao repórter Jânio Barbosa da rádio Novo Nordeste FM 91,5 sobre o início do verão e os casos de incêndios provocados por conta das altas temperaturas e por distração da população.   

Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros, primeiramente precisa saber a diferenciação entre incêndio e princípio de incêndio, além de que na maioria das vezes esses tipos de situações podem ser evitadas.

“São ações nossas que às vezes não temos capacidade de controlar o que estamos fazendo e aí ao perdermos o controle estaremos prejudicando a qualidade de vida de quem está ao redor da situação, como por exemplo, um terreno baldio, ou até em um sítio que você quer queimar uma parte de sementes para poder florescer mais ou até mesmo vegetações secas para limpar o ambiente e a gente acaba perdendo o controle. Esse tipo de situação não configura incêndio, apesar de está relativamente descontrolado. Normalmente, somos acionados por conta do desconforto causado pela fumaça”, destacou o capitão.

O militar frisou ainda que quando as pessoas forem realizar esse tipo de queimada, observem algumas situações como por exemplo, a direção do vento para que não possa haver um incomodo à vizinhança ou até mesmo consultar a prefeitura para saber se não existe um serviço que ele possa acionar e recolher os entulhos ou as vegetações.

Capitão Etvaldo ainda destacou que o material precisa ser descartado em um local apropriado para que com a devida segurança, ele seja queimado e evite certos tipos de transtornos para a população. Na zona rural das cidades, existe muito das pessoas estarem andando e acabam se desfazendo de uma bituca de cigarro, aquilo é muito perigoso, já que em contato com a vegetação seca poderá causar sérios danos para o proprietário de uma propriedade que depende da vegetação para alimentar seus animais.

O oficial do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, finalizou destacando a importância de se ter um cuidado com alguns tipos de situações para evitar transtornos à população das redondezas de onde acontecem esses tipos de situação. 

“A gente orienta para que os populares evitem realizar esses tipos de queimado, de preferência pedimos que busquem na prefeitura alguém autorizado para que possa fazer o devido descarte desses materiais e vegetações que podem, ao ser queimados gerar muitos transtornos aos populares”, finalizou o capitão Etvaldo, oficial do Corpo de Bombeiros de Alagoas.

 

Da redação com informações de Jânio Barbosa

Compartilhe essa notícia
  • whatsapp

Últimas