Portal NN1

Últimas

Município regulariza coleta de lixo ainda nesta segunda, garante secretário Vila Fernandes sofre com problemas na coleta há mais de uma semana, segundo moradores (Foto: Jânio Barbosa)

Município regulariza coleta de lixo ainda nesta segunda, garante secretário

Apesar da previsão de regularização durante o fim de semana, moradores de várias localidades de Arapiraca ainda reclamam do acúmulo de lixo nas ruas e praças por problemas na coleta. Os relatos vêm de vários moradores nos bairros Cavaco, Zélia Barbosa Rocha, Jardim das Paineiras, Planalto e Primavera, além da comunidade da Vila Fernandes, zona rural. O portal NN1 esteve no local e constatou o acúmulo de lixo que segundo os moradores, ocorre há mais de uma semana (veja imagens na galeria desta reportagem).

A senhora Marlene Pereira, dona de casa, informou à nossa equipe que até um mês atrás, a coleta passava sempre às quartas e aos sábados, mas que após esse período os caminhões deixaram de coletar o lixo com regularidade. “Vem os cachorros e rasgam os sacos, espalham tudo, no outro dia a gente recolhe e junta de novo, mas o caminhão não aparece pra recolher”, afirma. A equipe do NN1 encontrou muito lixo acumulado em terrenos baldios que segundo dona Marlene, são utilizados pelos moradores como depósitos provisórios.

Na última sexta-feira (28/09), atendendo a questionamento do portal NN1, o secretário de serviços públicos do município, Elio Cavalcante, informou que nos bairros Brasília e Alto do Cruzeiro, a coleta estaria regularizada até o fim de semana. O portal esteve nos bairros citados pelo secretário e constatou que a coleta foi feita conforme prometido. Na ocasião, o secretário afirmou que os problemas ocorreram por conta da quebra de 3 veículos coletores da Eleva e que já estariam em circulação.

Em reunião com a empresa na manhã desta segunda-feira (01/10), a prefeitura voltou a garantir que a coleta de lixo passa a ser normalizada a partir das 13 horas. Segundo nota divulgada pela assessoria, o município constatou que os caminhões compactadores da empresa ainda estavam em manutenção e seriam liberados na manhã de hoje. Ainda segundo a empresa, as atividades serão realizadas em caráter emergencial a fim de restabelecer a qualidade de vida de toda a população arapiraquense.

Em contato com o NN1, o secretário Elio Cavalcante afirmou que dentro de mais alguns dias, o lixo acumulado será todo recolhido. “A oficina entrega hoje todos os carros que estavam baixados. O cronograma que já existe e que já está no site da prefeitura será atendido, normalmente. A prefeitura já disponibilizou alguns carros e equipes de coleta próprios, mas já pode se dizer que hoje estarão normalizadas as rotas. O que acontece é que temos que pedir um pouco de paciência a população, pois como acumulou bastante, mesmo com o nosso reforço de caçambas e garis, ainda demore entre 2 e 3 dias pra gente normalizar. Mas as rotas já estão sendo feitas, normalmente, pelo pessoal da Eleva, e a gente correndo pra regularizar essa grande quantidade de lixo que ficou acumulado”, disse Elio na manhã desta segunda.

A assessoria do município também negou que a deficiência na coleta esteja sendo causada por suposto atraso no pagamento da empresa Eleva Ambiental. Segundo a prefeitura, todos os pagamentos estão em dia, inclusive com notas fiscais emitidas e pagas.

 

Da redação com informações de Jânio Barbosa

Compartilhe essa notícia
  • whatsapp

Últimas