Portal NN1

Últimas

Ronaldo Lessa tem registro de candidatura impugnado e está fora da eleição Lessa teve candidatura impugnada pelo TRE (crédito: Reprodução Internet)

Ronaldo Lessa tem registro de candidatura impugnado e está fora da eleição

No último dia do prazo legal para análise das candidaturas às eleições deste ano, o pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) impugnou a candidatura do deputado federal Ronaldo Lessa (PDT). Por 5 votos a 1, a corte eleitoral decidiu que Lessa não pode disputar a reeleição por condenação anterior relativa ao processo em que foi condenado por calúnia eleitoral.

Em 2015, por maioria de votos, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a condenação imposta pela Justiça Eleitoral de Alagoas ao deputado pelo crime de calúnia eleitoral. Os ministros negaram apelação do parlamentar e mantiveram a pena de oito meses de detenção, convertida em prestação de serviços à comunidade, e 20 dias-multa, fixado o valor de um salário mínimo por cada dia.

Com a diplomação de Lessa como deputado federal, o caso foi enviado ao STF. Segundo os autos, em outubro de 2010, o comitê de campanha do PDT foi arrombado. Dois computadores foram levados. Em entrevista divulgada no jornal Gazeta de Alagoas, na ocasião, Ronaldo Lessa, então candidato a governador do estado, teria afirmado que o maior suspeito do crime era o governo, referindo-se, de acordo com a denúncia, ao então governador e candidato a reeleição, Teotônio Vilela Filho.

A defesa de Ronaldo Lessa já afirmou que o deputado irá recorrer da decisão.

 

Da redação

Compartilhe essa notícia
  • whatsapp

Últimas