Portal NN1

Últimas

Tá liberado: eleitor pode usar camisa do seu candidato no dia da votação Divulgação

Tá liberado: eleitor pode usar camisa do seu candidato no dia da votação

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AL) mudou o entendimento sobre o uso de camisas alusivas aos candidatos no dia das eleições. Em recomendação emitida aos juízes eleitorais de Alagoas, os desembargadores do TRE resolveram liberar, no dia da eleição, o uso de camisas com marcas e fotos dos candidatos, além do que já estava liberado anteriormente: bottons, adesivos, bandeiras e faixas.

O tribunal ressalta, porém, que as autoridades continuam coibindo a distribuição de qualquer tipo de material de campanha no dia das eleições. A nota emitida pela assessoria do TRE informa que a confecção e distribuição, por parte dos comitês de campanha, de brindes, camisas, cestas básicas ou quaisquer outros bens ou materiais que possam proporcionar vantagem ao eleitor, serão verificadas pela polícia.

Além do presidente do TRE-AL, desembargador José Carlos Malta Marques, a recomendação é assinada pelo vice-presidente e corregedor do TRE, desembargador Pedro Augusto Mendonça de Araújo e pela procuradora regional eleitoral, Raquel Teixeira Maciel Rodrigues.

A orientação do tribunal alagoano vai ao encontro do que afirmou o ministro do TSE Admar Gonzaga, nesta quinta-feira (04/10) em Brasília. Ele afirmou que as pessoas podem ir trajadas com camisetas de seus candidatos no dia da eleição, mas que os candidatos ou seus apoiadores não podem distribuir roupas no dia nem pedir votos. "Pode usar a camiseta, escrever o que quiser, botar plaquinha no peito. Mas tem que fazer manifestação silenciosa, ordeira, para não significar boca de urna", disse.

 

Da redação com Ascom TRE/AL

Compartilhe essa notícia
  • whatsapp

Últimas