Portal NN1

Últimas

Terapia contra o câncer leva Prêmio Nobel de Medicina Vencedores do Nobel de Medicina 2018. Foto: Reprodução internet.

Terapia contra o câncer leva Prêmio Nobel de Medicina

Nesta segunda-feira (01/10), os pesquisadores James P. Allison, EUA, e Tasuku Honjo, Japão, foram anunciados como vencedores do Prêmio Nobel de Medicina de 2018. O prêmio é pela descoberta de uma terapia contra o câncer por inibição da regulação imunológica negativa.

O americano Allison é chefe do Departamento de Imunologia do MD Anderson Cancer Center da Universidade do Texas. O pesquisador estudou uma proteína que funciona como um freio para o sistema imunológico. Ele percebeu o potencial de soltar esse freio e assim liberar as células imunológicas para atacar tumores. Assim, desenvolveu esse conceito em uma nova abordagem para o tratamento de pacientes.

O japonês Honjo da Universidade de Kyoto, descobriu uma proteína nas células do sistema imunológico e revelou que ela também funciona como um freio, mas com um mecanismo de ação diferente. Terapias baseadas em sua descoberta mostraram-se, surpreendentemente, eficazes na luta contra o câncer.

Para os organizadores da premiação, a descoberta laureada neste ano constitui um marco na luta contra o câncer.

O prêmio é entregue pelo Instituto Karolinska na Suécia e abre a temporada de 2018 do Prêmio Nobel.

Nesta terça-feira (02/10), será a vez de Física e na quarta-feira (03/10), o de Química. Na sexta-feira (05/10), será entregue o Nobel da Paz. Enquanto que na próxima segunda-feira (08/09), o de Economia.

 

Da redação com O Estadão

Compartilhe essa notícia
  • whatsapp

Últimas