Faleceu neste domingo (31), aos 97 anos, o professor Moacir Teófilo. De acordo com a família, o velório será no Colégio Bom Conselho, a partir das 14h. O sepultamento será na segunda-feira (1º), na Fazenda Brejo, em Coité do Noia, às 10h.
José Moacir Teófilo é referência na educação e no desenvolvimento deste setor no município de Arapiraca, sendo responsável pelo Colégio Nossa Senhora Bom Conselho, outro símbolo do Agreste e de Alagoas.
Sua história de vida tem início na zona rural de Limoeiro de Anadia, na divisa do município com a cidade de Coité do Nóia, em um local conhecido e mantido até hoje como Fazenda Brejo. Filho primogênito do comerciante Antônio Teófilo da Silva e da dona de casa Maria Noêmia Madeiro, Moacir cresceu ao lado de sua única irmã, Iraci Teófilo.
Em 1954, José Moacir Teófilo, já formado em Direito, recebeu do Cônego Teófanes o desafio de intermediar um conflito interno que acontecia na primeira turma do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, que funcionava temporariamente em uma das salas da Escola Estadual Adriano Jorge, em Arapiraca.
De acordo com os relatos históricos, o Dr. Moacir não apenas resolveu a crise interna, como também, um ano depois, já inaugurava a sede própria do CBC, com a construção de duas salas de aula. “Eu e o prefeito Coaracy da Mata Fonseca compramos o terreno que à época custou 10 mil contos de réis”, relembrou ele, anos depois.
O CBC, como ficou conhecido, ampliou a estrutura física e desenvolveu uma metodologia que exigia excelência e disciplina, tornando-se uma das unidades de ensino mais disputadas por alunos de todo o interior do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.
O colégio ainda se tornou conhecido pela excelência de suas bandas de fanfarra, as quais ganharam prêmios estaduais e nacionais. Pelo CBC passaram muitos homens e mulheres, que, posteriormente, se notabilizaram em várias áreas de atuação na sociedade.
O reconhecimento pelo trabalho foi demonstrado em mais de 20 premiações, dentre elas, o prêmio Darcy Ribeiro, concedido anualmente pela Câmara Federal a personalidades nacionais que se destacaram pelos trabalhos desenvolvidos na Educação. José Moacir Teófilo recebeu esse prêmio em 2013.
Foi secretário de estado da educação, nos governos Theobaldo Barbosa e José Tavares.

Atuou também entre outras áreas, sendo um dos fundadores da Rádio Novo Nordeste, da Companhia Telefônica de Arapiraca, e foi presidente do ASA na década de 80.
Pai do ex-prefeito Rogério Teófilo ( in memoriam), do engenheiro Ricardo Teófilo e dos servidores públicos Rui e Raniere Teófilo.