CBF diz que critério igual de árbitros é utopia e anuncia impedimento semiautomático
Rodrigo Cintra faz discurso em evento do 1º Grupo de Trabalho de Arbitragem. CBF confirma nova tecnologia de impedimento para primeira rodada do Brasileiro 2026
Por Raphael Zarko e Ronald Lincoln, Globo Esporte
10 de Novembro de 2025 às 12:57
Imagem: Chefe de arbitragem da CBF fala sobre critérios nas decisões dos árbitros — Foto: TV Globo
O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Rodrigo Cintra, fez um discurso durante a abertura do 1º Grupo de Trabalho de Arbitragem, nesta segunda-feira (10), na sede da entidade nacional no Rio de Janeiro. Ele falou sobre as dificuldades para haver critérios iguais nas decisões dos árbitros. Ainda mais no Brasil, que, para ele, "tem uma das competições mais difíceis do mundo".
- Vivendo o futebol e conhecendo todas as partes do mundo onde temos grandes competições. Posso afirmar que temos uma das competições mais difíceis do mundo. Não é um torneio de 30 dias. É um campeonato de mais de 10 meses onde quando se fala de critério e não busca conhecimento antes, estamos falando de algo utópico. A partir do momento que entendemos que são dez meses e mais de 20 profissionais, 20 trios. Este ano, utilizamos 32 árbitros, cabeças diferentes, uniformização de critérios é quase impossível quando nós falamos de seres humanos, mas não podemos deixar de buscá-los. Aproximação de critério é a primeira etapa. Isso vem com o entendimento do que o futebol espera dos árbitros. Eles hoje são instruídos a fazer trabalho empático de saber o que clube, o que o campeonato e CBF esperam dele. Temos a certeza que temos profissionais ávidos para que possam se aproximar. São referência lá fora e precisam mostrar serviço todos os dias. Porque nosso futebol é um dos maiores.
A CBF também confirmou na reunião desta segunda-feira o impedimento semiautomático já para a primeira rodada do Brasileiro de 2026 - dia 28 de janeiro. O encontro teve apresentação da Genius Sports, que deve ser escolhida para fornecer a tecnologia.
A CBF também confirmou na reunião desta segunda-feira o impedimento semiautomático já para a primeira rodada do Brasileiro de 2026 - dia 28 de janeiro. O encontro teve apresentação da Genius Sports, que deve ser escolhida para fornecer a tecnologia.
O Grupo de Trabalho de Arbitragem foi criado pela CBF diante da necessidade identificada de aprimorar a transparência e a padronização da arbitragem no futebol brasileiro, alinhadas aos padrões estabelecidos pela FIFA e IFAB. O evento também conta com o presidente da CBF, Samir Xaud.
Últimas notícias
Matheus Cunha fala sobre representar o tamanho do Brasil em amistosos
Torcida do Lanús esgota pacotes para a final da Copa Sul-Americana
Leila Pereira dará “carona” para atletas do Vasco e Cruzeiro
Derrite desiste de equiparar crime organizado a terrorismo
Silvânia Aquino anuncia saída da banda Calcinha Preta
SSP realiza curso inédito de Operações Psicológicas voltado às forças de segurança
Réu que matou homem para defender a família de ameaças é absolvido pela Justiça de Alagoas
Governo reage a relatório de Derrite e sai em defesa da Polícia Federal