Fla prevê saídas de jogadores em 2026; veja quem perdeu espaço
Clube já admitia negociar alguns atletas no meio deste ano, mas não houve propostas
Por Globo Esporte
12 de Novembro de 2025 às 13:45
A temporada 2025 ainda não acabou, mas o planejamento para o ano que vem já está sendo traçado pelo Flamengo. A prioridade será manter a base principal do elenco e resistir a propostas por jogadores titulares. Por outro lado, atletas que perderam espaço devem deixar o clube.
As principais decisões serão tomadas ao fim da temporada, de acordo com o que acontecer na Libertadores e no Campeonato Brasileiro. Mas a saída de jogadores é tema desde a última janela de transferências, quando a diretoria admitia negociar alguns nomes, o que só não aconteceu por falta de propostas interessantes.
Saídas certas
Três jogadores do atual elenco já têm suas saídas acertadas para o ano que vem. O goleiro Matheus Cunha assinou pré-contrato com o Cruzeiro, e o zagueiro Cleiton tem acordo com o Wolfsburg, da Alemanha. Já o zagueiro Pablo, que tem treinado à parte do elenco, tem vínculo até dezembro.
Jogadores sem espaço
Diferentemente do que aconteceu em 2025, quando negociou titulares como Wesley e Gerson, o Flamengo tem como meta em 2026 segurar seus principais jogadores. O plano é manter a potência do elenco e fortalecer com peças pontuais.
As negociações de atletas, portanto, passarão em um primeiro momento por aqueles que perderam espaço ao longo desta temporada. Um dos nomes negociáveis é Allan, que tem contrato até o fim de 2027. O volante teve oportunidades neste ano, com 34 jogos, mas não aproveitou a ponto de se tornar indispensável. As contratações dos meio-campistas Jorginho e Saúl no meio do ano elevaram o nível da concorrência e diminuíram as chances de Allan.
O ataque é o lugar com mais mudanças previstas. Michael e Everton Cebolinha, com salários considerados altos e pouco retorno dentro de campo em 2025, estão na frente da fila para a porta de saída do Flamengo. Michael até recebeu propostas, mas não houve acordo. O clube entende que para a liberação serão necessárias ofertas que valham o investimento já feito.
Outro que está no fim da fila de oportunidades é Juninho. Contratado com aval de Filipe Luís no início da temporada, o atacante não se firmou. Recentemente, mesmo com Pedro lesionado, o Flamengo tem optado por improvisar peças na referência do ataque. O treinador disse mais de uma vez, em entrevistas coletivas, que as chances são dadas de acordo com o que ele vê nos treinamentos da semana, indicando que Juninho está atrás dos companheiros.
Outro setor a ser avaliado pela diretoria é a lateral esquerda. Hoje, o Flamengo tem três jogadores na posição. Alex Sandro é o titular, e Viña e Ayrton Lucas costumam se revezar no banco de reservas. O uruguaio, no entanto, teve menos chances com Filipe Luís. Quando Alex Sandro é desfalque, o técnico prioriza escalar Ayrton.
Últimas notícias
Justiça cumpre reintegração de posse em fazenda ocupada pelo MST, em Arapiraca
Cem dias sem solidão: confinamento de Bolsonaro é marcado por articulações políticas
Braskem anuncia acordo de R$ 1,2 bilhão por afundar solo de Maceió
Coordenador do PT recebeu R$ 2,6 milhões de empresa da Farra do INSS
VÍDEO - Homem que roubou loja no Centro de Arapiraca é preso
VÍDEO - PC recupera celular furtado e reforça importância do registro de ocorrência
Homem ateia fogo na casa da companheira e cachorro fica ferido em Maceió
Secretaria da Mulher abre consulta para basear editais de políticas públicas