Seprev promove 278 atendimentos de cidadania no Mutirão Pop Rua Jud em Arapiraca
Diversos serviços gratuitos foram oferecidos por meio da Casa de Direitos e providenciados encaminhamentos de dependentes químicos pela Rede Acolhe
Por Redação NN1 com Ascom Seprev
27 de Novembro de 2025 às 17:30
Imagem: Vitória Ester Costa
A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência participou, nesta quinta-feira (27), do Mutirão Pop Rua Jud, promovido pelo Ministério Público Federal de Alagoas (MPF/AL). A ação aconteceu na Praça Luiz Pereira de Lima, no centro de Arapiraca, e teve como foco a ampliação do acesso a direitos e serviços essenciais para pessoas em situação de vulnerabilidade.
Durante o mutirão, foram ofertados serviços voltados à viabilização da documentação civil, garantindo o acesso a direitos básicos e contribuindo para a promoção da cidadania.
Foram feitos 95 agendamentos de Carteira de Identidade Nacional, 93 consultas de CPF e 90 atendimentos de orientação social, entre outros serviços. Além disso, dependentes químicos também foram encaminhados para tratamento voluntário por meio da Rede Acolhe.
A coordenadora técnica da Casa de Direitos de Arapiraca, Daisy Vieira, destaca que a atuação da equipe multiprofissional é fundamental para garantir acolhimento, segurança e dignidade à população atendida.
“Nosso principal objetivo é assegurar direitos básicos e fazer com que cada demanda apresentada seja resolvida ou devidamente encaminhada para a rede de proteção”, explica.
O Mutirão Pop Rua Jud coordenado pelo Ministério Público Federal (MPF) é um projeto que tem como objetivo promover o amplo acesso à justiça e a serviços essenciais, especialmente para pessoas em múltiplas vulnerabilidades econômica e social, reunindo, em um só local, atendimentos de caráter jurídico, social e de cidadania.
O secretário de Estado de Prevenção à Violência, Ricardo Dória, reforça que a participação no evento integra as ações permanentes de fortalecimento das políticas públicas de proteção social, inclusão e garantia de direitos em todo o estado.
“Quando levamos nossos serviços para ações como o Mutirão Pop Rua, reafirmamos a determinação do governador Paulo Dantas de construir políticas públicas que alcancem, de forma efetiva, as populações em maior vulnerabilidade. É assim, com presença, acolhimento e articulação entre as instituições, que avançamos na garantia de dignidade e direitos”, afirma.
Um dos moradores do município atendido durante a iniciativa, Josias Manoel, de 51 anos, elogiou a agilidade do trabalho ofertado pelo mutirão.
“O atendimento na Casa de Direitos foi rápido, bom e muito eficaz. Consegui fazer o agendamento da Carteira de Identidade Nacional sem nenhuma dificuldade e fui muito bem atendido. Fico muito feliz em ver esse tipo de ação acontecendo aqui em Arapiraca, porque facilita o acesso à cidadania para todos. Esse serviço faz toda a diferença na vida da população”, destaca o cidadão.
A regularização de documentos fundamentais é indispensável para a inclusão social e o acesso às políticas públicas, incluindo a política de encaminhamento a dependentes químicos em recuperação. O Governo de Alagoas oferta 750 vagas em comunidades terapêuticas credenciadas, garantindo acolhimento, acompanhamento especializado e a oportunidade de reconstrução de vínculos familiares e sociais.
Últimas notícias
Justiça de Alagoas suspende eleições antecipadas em duas câmaras
EDITAL DE DESMEMBRAMENTO – Nove lotes situados no bairro Verdes Campos, em Arapiraca
Lesionado, Neymar brilha, Santos vence o Sport e sai da zona de rebaixamento
Debaixo de muita chuva, Vasco goleia o Internacional
Prisão de Bolsonaro não une direita e caminho para 2026 segue empacado
FAF detalha tabela da Copa Alagoas 2026
Licenciamento: 90% dos projetos autorizados por estados e municípios podem virar autodeclaratórios com nova lei
Após derrubar vetos de Lula, Congresso prepara novas derrotas ao governo na área indigenista e de segurança