O 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), sediado em Arapiraca, divulgou, nesta terça-feira (08/08), os números relacionados ao combate à violência na região durante o mês de julho de 2023.
De acordo com o levantamento, registrado no Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC) da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), os números foram satisfatórios e apresentou uma queda significativa no combate à criminalidade no Agreste do estado.
Um dos fatores mais positivos com relação aos dados apresentados foi a redução no número de crimes violentos contra o patrimônio, o chamado roubo. Em relação ao mês de julho de 2022, a queda foi de 36% em Arapiraca e 30% em toda a área do 3º BPM.
Outro fator importante apresentado foi a redução no número de homicídios em Arapiraca e toda a região que a unidade atende. Na principal cidade do Agreste de Alagoas o número de crimes violentos letais intencionais caiu 13%, mesma porcentagem de queda apresentada nas demais cidades de abrangência do 3º BPM.
Com relação à apreensão de drogas no mês de julho de 2023, a unidade conseguiu tirar de circulação em toda a região do Batalhão aproximadamente 62 kg de entorpecentes, um aumento de 614%, relacionado ao mesmo mês do ano passado. As apreensões de armas também tiveram uma crescente, registrando um aumento de 14% em Arapiraca e 30% em todas as cidades nas quais o Batalhão desempenha suas funções.
O número de prisões efetuadas pelas guarnições também subiu, foi registrado um crescimento de 4%, em Arapiraca e 7% em toda a região da unidade.
Roubos
Com relação aos casos de roubos alguns números importantes também foram divulgados como a queda no número de roubos a casas comerciais. Em Arapiraca, houve redução de 71% comparada ao mesmo mês do ano passado e em toda a região do 3º BPM a queda foi de 43%.
Roubo a pessoas também apresentou redução. Em Arapiraca, a queda apresentada foi de 30%, enquanto nas demais cidades da unidade a baixa foi de 22%.
Os roubos de veículos tiveram números bem importantes, sendo que houve diminuição no roubo de veículos de passeio em toda a área do 3º BPM, em 83%. Com relação a motos, também houve queda nos números. Em Arapiraca, a queda foi de 50%, enquanto que na área total de abrangência da unidade, a queda foi de 43%.
O Batalhão
O 3º Batalhão da Polícia Militar completa, no mês de outubro, 41 anos de fundação. Com sede em Arapiraca, a unidade militar atende ainda as cidades de Feira Grande, Lagoa da Canoa, Traipu, Girau do Ponciano, Campo Grande, Olho d’Água Grande, Jaramataia, Teotônio Vilela, São Sebastião, Coité do Nóia, Taquarana, Craíbas, Junqueiro e Limoeiro de Anadia.