33.3 C
Arapiraca
Quinta-feira, 2 Janeiro, 2025

Biden pede para população da Flórida se retirar com chegada do furacão Milton: ‘É uma questão de vida ou morte’

O presidente Joe Biden afirmou, nesta terça-feira (8), que o furacão Milton pode ser “a pior tempestade na Flórida em um século” e pediu aos americanos em áreas de risco para “se retirarem agora, agora, agora”. “É uma questão de vida ou morte”, acrescentou o mandatário. Milton avançava pelo golfo do México na manhã desta terça-feira como um furacão de categoria 4, com ventos máximos sustentados de 230 km/h.

Após enfraquecer de categoria 5 para 4, espera-se que atinja a Flórida na noite de quarta-feira (9) como uma tempestade de categoria 3, de acordo com o centro de furacões (NHC) dos Estados Unidos, que o classificou como “um furacão extremamente perigoso”. Já afetada pela destruidora passagem do furacão Helene há dez dias, o qual deixou mais de 230 mortos, “toda a península da Flórida está sob algum tipo de alerta ou advertência”, afirmou, nesta terça-feira, o governador do Estado, o republicano Ron DeSantis.

Jane Castor, prefeita da cidade de Tampa, disse que Helene foi um alerta e que é literalmente uma catástrofe”. “Posso dizer isso sem exagerar: se escolherem ficar em uma das áreas de evacuação, vão morrer”, declarou na segunda-feira à CNN. Geradores, alimentos, água e tendas estão sendo distribuídos por toda a Flórida e muitos habitantes estão protegendo suas casas ou planejam ir embora. “Vocês têm tempo para sair, então, por favor, saiam”, pediu DeSantis aos moradores das áreas de risco na segunda-feira.

Milton passou perto da península de Yucatán, no México, na noite de segunda-feira, provocando intensas chuvas, ventos fortes e ondas, mas sem que danos maiores fossem registrados.

A vice-presidente e candidata democrata à Casa Branca, Kamala Harris, pediu aos moradores da Flórida que “levem a sério” as autoridades locais. “Moradores da Flórida, vocês são pessoas resilientes que sofreram muito, mas este será diferente”, advertiu Harris na rede ABC.

Em uma demonstração da gravidade da situação, Biden suspendeu uma viagem programada para Alemanha e Angola nesta semana, informou a Casa Branca nesta terça-feira (8).

*Reportagem produzida com auxílio de IA e informações da AFP

Fonte: Jovem Pan

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Aplicativo Receita Saúde passa a ser obrigatório a partir desta quarta

A partir desta quarta-feira (1º), os profissionais de saúde...

Forças Armadas iniciam alistamento voluntário feminino

O alistamento militar voluntário feminino nas Forças Armadas foi...

Gastos com material escolar impactam orçamento de 85% das famílias

As famílias brasileiras gastaram R$ 49,3 bilhões com materiais...