21.6 C
Arapiraca
Quinta-feira, 17 Abril, 2025

Serra da Barriga é palco de reconhecimento histórico a líderes antirracistas pela Uneal

Pela primeira vez na história, o Dia de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra é feriado em todo o território nacional. A data é um marco também para a Universidade Estadual de Alagoas que, na quarta-feira (20), agraciou quatro personalidades que têm atuação marcante na luta contra o racismo e valorização da cultura afrodescendente.

Célio Rodrigues dos Santos (Babalorixá Célio Omintologi), Maria Neide Martins (Yalorixá Neide Oyá D’oxum), Ismaila Fássassi (Babalawô Oloyé Ayinde Oriwo) e Célia Gonçalves Souza (Makota Celinha) foram condecorados com o título de Doutor Honoris Causa, a maior honraria concedida pela Universidade, em um momento solene e emocionante na Serra da Barriga, em União dos Palmares, onde Zumbi dos Palmares firmou seu nome na história da resistência negra no Brasil.

A cerimônia foi conduzida pelo reitor da Uneal, Odilon Máximo de Morais. “Hoje concedemos quatro títulos de Doutor Honoris Causa muito simbólicos para nossa instituição porque foram para autoridades vinculadas a toda luta antirracista tão necessária para que possamos tornar a nossa sociedade cada vez mais justa e mais igual. A Uneal e seu Conselho Superior estão de parabéns. Hoje, dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a gente diz para todo o povo de Alagoas a importância da valorização de toda a cultura e do povo negro de Alagoas e do Brasil”, afirmou.

A proposição dos títulos foi feita pelo professor Clébio Correia de Araújo, coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Uneal (Neab/Uneal), e passou pela apreciação dos membros do conselho, conforme determina o Regimento Geral da Universidade. Coube ao docente proferir o solene elogio e a petição do título de Doutor Honoris Causa durante a solenidade, sob o solo do Quilombo dos Palmares.

“Uma emoção muito grande a concessão desses quatro títulos de Doutor Honoris Causa aqui na Serra da Barriga. Um simbolismo enorme a Uneal fazer essa homenagem pioneira no dia que o 20 de novembro vira feriado nacional oficialmente”, afirmou Clébio Correia.

Uma das mais importantes lideranças do movimento social negro e da luta antirracista no Brasil, Célia Gonçalves Souza (Makota Celinha) veio de Minas Gerais para receber o título. “Me sinto profundamente feliz por ter recebido essa honraria da Uneal. Ela representa, para mim, que a minha luta não é em vão, que a luta do meu povo não é em vão. Todos os desafios que nós vivemos no dia a dia contra o racismo, contra o racismo religioso, é algo que deve e pode, sim, ser reconhecidos. Ser Doutora Honoris Causa pelo que eu acredito, pela esperança que eu tenho de um Brasil livre do racismo, é a melhor forma de ver reconhecida a minha luta”, frisou Makota Célia Gonçalves.

Prestigiaram a concessão dos títulos, o secretário de Estado de Governo de Alagoas, Vitor Pereira, que representou o governador Paulo Dantas; o vice-prefeito e prefeito eleito de União, Júnior Menezes; a coordenadora Nacional da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde, Mãe Nilse de Iansã;  a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Silva; o vice-reitor da Uneal, Anderson de Almeida Barros; a chefe de Registro e Controle Acadêmico da Universidade, Maria do Rosário Farias, e os membros do Conselho Superior da Uneal.

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Mulher morre em grave acidente com motocicleta na AL 115, em Arapiraca

Um grave acidente registrado na noite da quarta-feira (15)...

Santos vence Atlético-MG por 2 a 0 no Brasileirão 

A quarta-feira (16) tinha tudo para ser apenas de...

Fluminense derrota Corinthians por 2 a 0 e consolida boa fase no Brasileiro

O Fluminense conquistou uma vitória importante nesta quarta-feira (16)...

Palmeiras bate Internacional e derruba invencibilidade de 17 jogos dos gaúchos

Dois dos postulantes ao título do Brasileirão, Internacional e...