22.9 C
Arapiraca
Domingo, 7 Setembro, 2025

Presídio do Agreste passa a instalar tornozeleiras eletrônicas em custodiados

O Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano, passou a contar com um núcleo de instalação de tornozeleiras eletrônicas, serviço antes oferecido somente em Maceió, o que elevava os custos com a disponibilização desse monitoramento, especialmente porque havia a necessidade de deslocamento dos custodiados do interior para a capital.

Além disso, a medida gera mais segurança aos envolvidos na movimentação dos reeducandos e é um importante passo para o contingenciamento de gastos, reduzindo as viagens feitas pelas equipes formadas por policiais penais do Presídio do Agreste a Maceió, que ocorriam quase todos os dias com o intuito de instalar as tornozeleiras.

“A descentralização desse serviço de colocação de tornozeleiras, que agora passa a ocorrer no Presídio do Agreste, é uma iniciativa muito importante capitaneada pelo governador Paulo Dantas, que vai gerar economia, segurança e praticidade”, comemora o secretário de Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Teixeira.

Outro ponto que precisa ser destacado é a celeridade na execução penal em relação ao custodiado que progrediu de regime, já que não precisa de agendamento na capital para a colocação do dispositivo de segurança. Ou seja, menos tempo, menos burocracia, menos gasto.

“Verificando esse fluxo identificamos que a transferência dos reeducandos do Presídio do Agreste a Maceió resultava em gasto de combustível e diminuição do nosso efetivo já que realizávamos a escolta desse reeducando até Maceió e havia ainda a possibilidade de acontecer algum acidente nesse trajeto. Então nós começamos a verificar com o Centro de Monitoramento de Maceió para que fizesse uma extensão no Presídio do Agreste e isso gera muitos benefícios”, completa Fábio Oliveira, diretor do Presídio do Agreste.

A operacionalização de um núcleo para instalação de tornozeleiras eletrônicas no Presídio do Agreste está vinculada à Central de Videomonitoramento da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) em Maceió.

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Rússia marca novo recorde de drones contra a Ucrânia e ataca sede do governo em Kiev

A Rússia bombardeou massivamente a Ucrânia na madrugada deste...

Primeiro-ministro do Japão renuncia após derrota eleitoral

O primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, anunciou sua renúncia...

Hospital divulga novo boletim médico sobre quadro de diverticulite de Raul Gil

Raul Gil continua internado no hospital Moriah, em São Paulo,...