28.6 C
Arapiraca
Terça-feira, 11 Fevereiro, 2025

Trump assina ordem executiva que impõe tarifa de 25% em importações de alumínio e aço

Em meio a guerra comercial sobre tarifas aos países parceiros, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta segunda-feira (10), uma ordem executiva com a imposição de amplas tarifas de 25% sobre as importações de aço e alumínio pelo país, inclusive sobre os embarques desses produtos pelo Canadá e do México, que juntos respondem por cerca de 40% das importações de aço dos EUA. “Hoje estou simplificando nossas tarifas sobre aço e alumínio”, disse Trump no Salão Oval ao assinar ordens executivas. “São 25% sem exceções ou isenções”, disse o republicando. Estas tarifas seguem-se às taxas de 10% anunciadas sobre a China – que anunciou as suas próprias tarifas retaliatórias sobre alguns produtos importados dos EUA – e às taxas de 25% sobre o Canadá e o México, que foram adiadas. Em Pequim, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Guo Jiakun, questionado sobre o anúncio de Trump sobre o alumínio e o aço, respondeu que “não há saída por meio do protecionismo, e não há vencedores em uma guerra comercial ou alfandegária”.

Na Bolsa de Nova York, as ações das siderúrgicas americanas já reagiam, nesta segunda-feira, à expectativa de aplicação de tarifas. Os papéis da Nucor ganharam 5,58%, os da Steel Dynamics subiram 4,86%, os da Cleveland-Cliffs saltaram 17,93% e os da Alcoa tiveram alta de 2,24%. No domingo (9), antes de desembarcar em Nova Orleans para assistira ao Super Bowl, o republicano já havia informado sobre a sua decisão de taxar os produtos. “Anunciarei tarifas ao aço na segunda-feira (…) Todo o aço que chegar aos Estados Unidos terá 25% de tarifas”, declarou o presidente no avião presidencial. A bordo do avião presidencial, Trump também assinou uma ordem executiva proclamando 9 de fevereiro como o dia do “Golfo da América”, em referência ao Golfo do México, que ele decidiu rebatizar de modo unilateral.

O Canadá é o maior fornecedor de aço e alumínio para os Estados Unidos, segundo dados oficiais, enquanto Brasil, México e Coreia do Sul também são importantes fornecedores de aço. Dentro da sua estratégia econômica, Trump também ameaçou Canadá e México com tarifas de 25% sobre todas as importações, mas suspendeu a medida por um mês após conversas de última hora com os governantes dos dois países. Essas não devem se as únicas tarifas aplicadas por Trump, que antecipou que vai anunciar na “terça ou quarta-feira” as “tarifas recíprocas” com as quais busca alinhar os impostos alfandegários de produtos que entram nos Estados Unidos. “Se nos taxam com 130% e nós não, isso não vai continuar assim”, disse. Durante o seu primeiro governo, entre 2017 e 2021, o republicado impôs tarifas similares para proteger as empresas americanas que, segundo ele, sofrem concorrência desleal dos países asiáticos e europeus.

A decisão de Trump já gerou resposta dos parceiros. A Comissão Europeia afirmou que “responderá” a qualquer medida do tipo. “Vamos reagir para proteger os interesses dos negócios europeus, dos trabalhadores e consumidores diante medidas injustificáveis”, afirmou a Comissão Europeia em um comunicado. A Alemanha alertou que “aumentar as taxas prejudica todas as partes”, segundo um porta-voz do Ministério da Economia. O presidente francês, Emmanuel Macron, destacou que tais medidas teriam um impacto para a população americana. “Se você impõe tarifas a vários setores, isso levará a um aumento nos preços e criará inflação nos Estados Unidos”, disse o presidente em uma entrevista ao canal CNN.

*Com informações do Estadão Conteúdo e da AFP

Fonte: Jovem Pan

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Vinte milhões de brasileiros já têm a Carteira de Identidade Nacional

Vinte milhões de brasileiros já emitiram a nova Carteira...

Venda de veículos automotores sobe 6% em janeiro em comparação a 2024

A quantidade de veículos automotores (automóveis, comerciais leves, caminhões...

CRB x Moto Club se enfrentam nesta terça-feira (11) na Copa do Nordeste

CRB x Moto Club será o confronto desta terça-feira...