Duas mulheres, sendo uma delas gestante, foram presas em flagrante quando tentavam entrar com drogas no Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano, interior de Alagoas. O fato ocorreu no sábado (28/01) e reforça a importância de servidores públicos preparados para ações de fortalecimento da segurança pública.
De acordo com a Polícia Penal, no sábado (28/01), foi encontrado um pacote com cerca de 45 gramas de maconha nas partes íntimas da suspeita, detectado pelo ‘bodyscan’ (equipamento de inspeção corporal) instalado nas unidades prisionais. Ela foi encaminhada à Polícia Civil e autuada em flagrante.
Já nesse domingo (29/01) também houve ocorrência parecida. O momento das visitas é acompanhado com atenção pelas equipes da Polícia Penal que atuam no sistema prisional e conseguiram impedir três casos somente este mês de visitantes que tentavam entrar com drogas nas unidades.
Após abordagem dos policiais penais, que possuem a prerrogativa de manter as condições de pacificação de unidades carcerárias, as mulheres foram presas, passaram a ser bloqueadas no sistema de cadastro da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e ficam impedidas de fazer novas visitas no Complexo Penitenciário de Alagoas.
No último dia 16/01, outra mulher foi presa em flagrante – esposa de um reeducando – ao tentar entrar na Penitenciária de Segurança Máxima, em Maceió, com drogas inseridas também nas partes íntimas.
A maconha estava dentro de uma embalagem plástica e foi detectada pelo ‘bodyscan’. Essa mulher também foi bloqueada no sistema de cadastro da Seris.
Ainda no início de janeiro, uma mulher de 57 anos também foi detida após ser flagrada tentando entrar com quase 1 kg de maconha na Penitenciária Masculina Baldomero Cavalcanti de Oliveira. A droga estava presa ao corpo da suspeita, que estava acompanhada de uma criança.
Veja as imagens:
Vídeo: Ascom Seris/AL