21.7 C
Arapiraca
Sexta-feira, 9 Maio, 2025

Líder da Groenlândia rebate ameaças de Trump: ‘Não queremos ser americanos’

A última declaração do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a Groenlândia gerou uma resposta imediata e contundente da Dinamarca. Trump afirmou, em um discurso no Capitólio, que a Groenlândia se tornaria, de uma forma ou de outra, propriedade americana. Este discurso, que durou uma hora e quarenta minutos, foi o mais longo desde 1964 e destacou o interesse estratégico e militar dos Estados Unidos pela ilha do Ártico.

Em resposta às declarações de Trump, o primeiro-ministro da Groenlândia, Múte Egede, deixou claro que os groenlandeses não têm interesse em se tornarem americanos ou dinamarqueses, mas sim em preservar sua própria identidade. Egede enfatizou que a Groenlândia não está à venda e que os Estados Unidos não podem simplesmente tomar posse da ilha. Esta declaração foi feita através de uma rede social, sublinhando a resistência do governo groenlandês às intenções americanas.

A Dinamarca também se posicionou firmemente contra as declarações de Trump. O ministro da Defesa da Dinamarca, Trine Bramsen, afirmou à imprensa estatal que a aquisição da Groenlândia pelos Estados Unidos nunca acontecerá. Esta situação tem gerado tensão no cenário geopolítico mundial, com a Dinamarca e a Groenlândia reafirmando sua soberania diante das declarações de Trump.

*Com informações de Eliseu Caetano 

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Fonte: Jovem Pan

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Em estreia no WTA de Roma, Swiatek derrota italiana em apenas 52 minutos 

A tenista polonesa Iga Swiatek, número 2 do mundo...

MC Guimê anuncia que vai ser pai pela primeira vez: ‘Maior sonho’

MC Guimê e Fernanda Stroschein estão esperando seu primeiro...

Blake Lively vai testemunhar contra Justin Baldoni por assédio sexual

A atriz Blake Lively, de 37 anos, está prestes...