A Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE) inicia, neste ano, mais um projeto por meio do Programa Nacional de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência. Desta vez, a missão do projeto é capacitar e qualificar pessoas com deficiência e inseri-las no mercado de trabalho.
O Pronas Empregabilidade fará uso de tecnologias assistivas e uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, psicólogo, professor de libras e professor de informática para, não só incluir as pessoas com deficiência no mercado de trabalho, mas mantê-las nas empresas.
O coordenador, Thauan Ferro falou sobre o projeto. “Além de conhecer o perfil vocacional do candidato, é importante acompanhá-lo após a inserção na tentativa de minimizar as barreiras e garantir o acesso e permanência da pessoa com deficiência no mercado de trabalho”, disse o coordenador.
O curso conta com financiamento do Banco do Nordeste, Luizacred e Itaú, e oferecerá duas modalidades de capacitações para os alunos, informática básica, e o curso Supera Talentos, que abordará temas relacionados à importância da qualificação profissional e inclusão no ambiente corporativo. As inscrições terão início no mês de fevereiro e as aulas acontecerão na Unidade de Maceió da AAPPE, localizada na Avenida Dr. Antônio Gomes de Barros, 645, no bairro da Jatiúca.
Em 2022, a parceria entre a instituição e o programa foi responsável pela capacitação de, em média, 365 profissionais da área da saúde em cursos de capacitação e qualificação para atender, diagnosticar e avaliar diversos tipos de deficiências.
Interessados podem se inscrever entrando em contato com o email empregabilidade.pcd@aappe.org.br ou número de telefone 82 99602-0710. Mais informações sobre o projeto poderão ser conferidas na página oficial da instituição no Instagram: @aappe_oficial.