28.6 C
Arapiraca
Quinta-feira, 3 Abril, 2025

Em comunicado conjunto, Brics afirma deplorar ‘colapso’ do cessar-fogo em Gaza

Os países que compõem o grupo BRICS manifestaram sua preocupação com a situação na Faixa de Gaza em um comunicado divulgado na última segunda-feira (31). Este documento foi aprovado após uma reunião realizada em Brasília nos dias 27 e 28 de março, que contou com a participação de vice-ministros e enviados especiais dos países membros: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Durante o encontro, o grupo deplorou o colapso do cessar-fogo entre Israel e o Hamas e condenou a retomada dos ataques israelenses.

No comunicado, os países do BRICS destacaram a importância do respeito ao direito internacional, à autodeterminação dos povos e à inclusão das vozes regionais. Eles expressaram séria preocupação com a continuidade dos conflitos, especialmente o confronto entre palestinos e israelenses.

O grupo enfatizou a necessidade de buscar uma resolução pacífica por meio de meios diplomáticos que respeitem o direito internacional, o direito internacional humanitário e a Carta das Nações Unidas.

Além disso, o documento conjunto afirmou que a ocupação ilegal da Palestina por Israel é uma das raízes das tensões na região. Esta declaração reflete a visão dos países do BRICS de que a ocupação é um obstáculo significativo para a paz e a estabilidade. A reunião em Brasília, que resultou na aprovação deste comunicado, reforça o compromisso dos países do BRICS em buscar soluções pacíficas e diplomáticas para os conflitos internacionais.

*Com informações de Marília Ribeiro

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Fonte: Jovem Pan

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Prefeito Luciano Barbosa inaugura, nesta sexta, mais um equipamento de lazer em Arapiraca

O prefeito Luciano Barbosa tem trabalhado para proporcionar à...

Jogo contra o Huracán marca início da proibição das torcidas do Corinthians em estádios

Na última quarta-feira (2), a Federação Paulista de Futebol...

Hungria decide se retirar do Tribunal Penal Internacional com chegada de Netanyahu

A Hungria informou nesta quinta-feira (3), que iniciará o...

Netanyahu chega à Hungria e desafia mandado de prisão do TPI por crimes de guerra em Gaza

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, chegou nesta quinta-feira...