21.6 C
Arapiraca
Quarta-feira, 16 Abril, 2025

Hungria reforma Constituição para restringir direitos LGBTQIAPN+

O Parlamento húngaro continua, nesta segunda-feira (14), com sua ofensiva para restringir as liberdades das pessoas LGBTQIAPN+, adotando uma emenda para fixar na Constituição a existência de apenas dois gêneros, masculino e feminino, entre outras reformas. O primeiro-ministro nacionalista, Viktor Orban, que prometeu em março uma “grande limpeza de Páscoa”, também promoveu uma emenda contra cidadãos com dupla nacionalidade considerados “traidores da nação”.

Antes da votação, aprovada por ampla maioria (140 votos a favor e 21 contra), várias dezenas de manifestantes bloquearam a entrada do Parlamento, em Budapeste, e foram rapidamente dispersos pelo numeroso efetivo policial. “Quando tentávamos bloquear a primeira reforma da Constituição” em 2011, “nunca pensamos que continuaríamos aqui 14 anos depois”, comentou a deputada opositora Timea Szabo.

No Parlamento, alguns deputados exibiram uma faixa de protesto, enquanto do lado de fora do edifício os manifestantes gritavam: “Não permitiremos” que a Hungria se torne a “Rússia de Putin”. Desde 2019, o texto já estipula que o casamento só é possível entre um homem e uma mulher.

*Com informações da AFP

Fonte: Jovem Pan

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

China diz que ‘não tem medo de lutar’ na guerra comercial contra Estados Unidos

A China advertiu nesta quarta-feira (16) que “não tem...

OMS anuncia acordo histórico para prevenir e combater futuras pandemias

Após mais de três anos de negociações, os países-membros...

Dois homicídios foram registrados no Agreste nas últimas 24 horas

Dois homicídios foram registrados nas últimas 24 horas, conforme...

Michael Schumacher viaja para Suíça para acompanhar nascimento da neta

Michael Schumacher fez uma viagem de helicóptero rumo à...