33.8 C
Arapiraca
Sábado, 19 Abril, 2025

Trump ameaça abandonar mediação para acabar com guerra entre Ucrânia e Rússia se a paz não for ‘viável’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou, nesta sexta-feira (18), que seu país em breve “abandonará” a mediação para acabar com a guerra na Ucrânia se não houver progressos por parte de Kiev e Moscou. O secretário de Estado americano, Marco Rubio, disse que Washington se afastará se a paz entre Moscou e Kiev não for “viável”. “Sim, muito em breve”, respondeu Trump a repórteres no Salão Oval quando perguntado se confirmaria a declaração.
“Não há um número específico de dias, mas queremos que isso seja feito rapidamente”, acrescentou. Trump se recusou a culpar o presidente russo, Vladimir Putin, que ordenou a invasão em larga escala da Ucrânia em fevereiro de 2022, ou seu homólogo ucraniano, Volodimir Zelensky.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

WhatsApp

No entanto, insistiu em que ambos os lados precisam avançar. “Agora, se por algum motivo um dos lados dificultar muito, vamos simplesmente dizer: ‘Vocês são idiotas. Vocês são uns idiotas. Vocês são pessoas horríveis’, e vamos embora”, disse Trump. “Mas espero que não tenhamos que fazer isso”, acrescentou.
Antes de retornar ao poder em janeiro, Trump havia se gabado de ser capaz de acabar com a guerra na Ucrânia em 24 horas. Recentemente, ele alegou que estava sendo sarcástico. A Ucrânia concordou com um cessar-fogo temporário completo e acusou a Rússia de tentar ganhar tempo para estar em uma melhor posição de negociação.
Trump surpreendeu a todos ao iniciar negociações diretas com Putin em fevereiro, logo após assumir o cargo.  Nesta sexta-feira, o presidente americano negou ter sido “enganado” pelo líder russo, que desmentiu que seu país fosse invadir a Ucrânia até o dia anterior ao ataque. “Ninguém está brincando comigo, estou tentando ajudar”, disse o magnata republicano.
*Com informações da AFP
Publicado por Carolina Ferreira

Leia também

Ucrânia afirma ter recebido corpos de 909 soldados mortos em combate contra a Rússia

Rússia encerra trégua sobre ataques contra instalações de energia na Ucrânia

Fonte: Jovem Pan

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Corinthians x Sport: Confira a transmissão da Jovem Pan ao vivo

Corinthians e Sport se enfrentam neste sábado (19), em...

Pequim sedia primeira meia maratona de robôs humanoides

Dezenas de robôs humanoides disputaram, neste sábado (19), em Pequim,...

JD Vance discute questão dos refugiados durante visita ao Vaticano

O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, foi recebido...