29.3 C
Arapiraca
Sábado, 26 Abril, 2025

Confira o programa oficial para o funeral do papa Francisco neste sábado

O funeral do papa Francisco, que faleceu na segunda-feira (21) aos 88 anos, acontecerá no sábado (26) às 10h00 (5h00 de Brasília) no Vaticano, seguido de seu sepultamento na basílica Santa Maria Maggiore de Roma, anunciou a Santa Sé. A missa fúnebre será celebrada na praça de São Pedro do Vaticano, localizada diante da basílica de mesmo nome e onde o primeiro pontífice latino-americano fez sua última aparição pública no Domingo de Páscoa.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

WhatsApp

Saiba mais sobre a cerimônia
A cerimônia é repleta de ritos, dentre eles, a Missa das Exéquias, que marca o início do período de nove dias de luto e orações em homenagem ao pontífice. É esperada a presença de fiéis e autoridades do mundo todo. Francisco buscou simplificar esses ritos e abriu mão da prática secular na qual o chefe da Igreja é enterrado em três caixões interligados feitos de cipreste, chumbo e carvalho. Em vez disso, o argentino será sepultado em um único caixão de madeira revestido de zinco.
O uso de uma plataforma elevada na Basílica de São Pedro para o velório, como aconteceu com os pontífices anteriores, também foi abolido. Os fiéis foram convidados a prestar suas homenagens enquanto o corpo de Francisco estava dentro do caixão, com a tampa aberta.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a primeira-dama Janja, a ex-presidente Dilma Roussef, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Hugo Motta, além de outros ministros de Estado prestaram homenagens ao papa neste último dia de velório e estarão presentes no funeral no sábado.
Francisco optou pelo enterro na Igreja de Santa Maria Maior em Roma, em vez da Basílica de São Pedro, que abriga mais de 90 papas. Ele frequentava o local para fazer suas orações em Roma. Antes dele, Leão XIII, em 1903, havia optado pelo enterro na igreja de São João de Latrão.
O papa declarou seu desejo de ser enterrado fora do Vaticano em 2023. “Quero ser sepultado em Santa Maria Maggiore por causa da minha grande devoção pela Virgem”, confidenciou à jornalista mexicana Valentina Alakraki.
A devoção mariana é antiga: então cardeal, Bergoglio frequentava a basílica ao lado da estação Termini já quando era arcebispo de Buenos Aires: “Sempre ia lá no domingo de manhã, quando eu estava em Roma.”
Após os nove dias de luto, o Vaticano começa o conclave para escolha do novo líder da Igreja Católica.
Veja o programa oficial das cerimônias para dar o último adeus ao pontífice:
00H30 (de Brasília)

Abertura da praça de São Pedro no Vaticano

04H30

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e sua esposa Melania Trump chegarão à praça;
Outros chefes de Estado também são aguardados, como Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente argentino, Javier Milei, e os reis da Espanha, Felipe VI e Letícia.

05H00

Início da mesa fúnebre presidida pelo italiano Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais;
A cerimônia terá duração de uma hora e meia e contará com a participação de 224 cardeais e 750 bispos e padres;
O caixão de madeira e zinco, que será lacrado na noite desta sexta-feira, será colocado na praça em frente ao altar;
As delegações se sentarão em ordem alfabética, à direita do altar e do caixão, de frente para a basílica;
Na primeira fila estarão Milei, como presidente da terra natal do falecido pontífice, e o seu contraparte italiano Sergio Mattarella;
Eles serão seguidos pelos dez monarcas em exercício e por cerca de 50 chefes de Estado, incluindo Daniel Noboa, do Equador, Xiomara Castro, de Honduras, e Luis Abinader, da República Dominicana;
Os cardeais ficarão do lado esquerdo.

Estes serão os destaques da missa multilíngue, em ordem cronológica:

Leituras
Homilia do cardeal Giovanni Battista Re
Oração universal
Consagração do pão e do vinho
Participantes trocam gesto de paz (Aperto de mãos)
Comunhão
Silêncio para oração pessoal
Patriarcas, arcebispos e metropolitas das Igrejas católicas orientais se aproximam do caixão
O celebrante aspergirá o pontífice com água benta
Caixão entra na Basílica de São Pedro

POR VOLTA DAS 06H30:

O caixão parte em direção à Basílica de Santa Maria Maior e ficará visível para o público por trás de barreiras de metal ao longo do percurso. Telões transmitirão o seu deslocamento.
Durante aproximadamente 30 minutos, a procissão percorrerá lentamente as ruas de Roma por cerca de quatro quilômetros, passando por locais emblemáticos, como os Fóruns Imperiais e o Coliseu.

POR VOLTA DAS 07H00:

Os restos mortais de Jorge Mario Bergoglio chegam à Santa Maria Maior, uma das quatro basílicas papais de Roma. Um grupo de pessoas desfavorecidas o receberá como um símbolo de seu pontificado.
O cardeal camerlengo Kevin Farrell presidirá o sepultamento, que será realizado de forma privada.

 
*Com informações da AFP e Estadão Conteúdo
Publicado por Carolina Ferreira

Leia também

Velório do papa Francisco chega ao fim com 250 mil visitantes

Número de visitantes na basílica de Santa Maria aumenta após ser escolha de papa Francisco para seu sepultamento

Fonte: Jovem Pan

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias