Uma forte explosão no porto de Shahid Rajaee, no sul do Irã, deixou ao menos 14 mortos e mais de 750 feridos neste sábado (26), segundo autoridades locais. O incêndio iniciado após a explosão ainda não foi controlado e há risco de propagação para outras áreas do terminal, informou a televisão estatal iraniana. Localizado próximo à cidade de Bandar Abbas, o porto é considerado estratégico, por estar na margem norte do estreito de Ormuz, por onde transita cerca de 20% da produção mundial de petróleo. O terminal também é responsável por 85% do comércio de produtos iranianos.
A explosão ocorreu pouco depois do meio-dia, no horário local (5h30 em Brasília), e foi tão potente que pôde ser ouvida a até 50 quilômetros de distância. Segundo a agência de notícias Fars, moradores relataram tremores em áreas distantes do porto. Imagens divulgadas mostram uma densa nuvem de fumaça cobrindo a área e helicópteros sendo usados no combate às chamas. O ministro do Interior, Eskandar Momeni, afirmou que recursos de Teerã e de outras cidades foram enviados para ajudar no controle do incêndio. O número de funcionários presentes no porto no momento da explosão não foi divulgado.
De acordo com a autoridade de gestão de emergências da província de Hormozgan, Mehrdad Hasanzadeh, a explosão foi causada pela detonação de vários contêineres armazenados na área do cais. A Alfândega local informou que o incêndio começou em um armazém de materiais perigosos e químicos. Três cidadãos chineses ficaram levemente feridos, conforme informou o consulado da China em Bandar Abbas à emissora CCTV.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, determinou a abertura de uma investigação para apurar as causas da tragédia e expressou solidariedade às vítimas. Em decorrência do incidente, todas as escolas da região permanecerão fechadas neste domingo (27). A Companhia Nacional Iraniana de Distribuição de Produtos Petrolíferos informou que a explosão não afetou refinarias, tanques de combustível, complexos de distribuição nem oleodutos da cidade. Segundo a empresa, as instalações petrolíferas de Bandar Abbas continuam operando normalmente.
*Com informações da AFP
Publicado por Felipe Cerqueira
Leia também
Rússia prende suspeito de envolvimento na morte de general em explosão perto de Moscou
Ataques israelenses no Líbano deixam ao menos dois mortos e dois feridos
Fonte: Jovem Pan