Uma brasileira está entre as 11 vítimas fatais do atropelamento em massa ocorrido na noite de sábado (26) durante um festival filipino em Vancouver, no Canadá. A vítima foi identificada como Clara Ganapol Salim, de 34 anos, que se identificava como Kira Salim, pessoa trans e não-binária. O atropelamento aconteceu por volta das 20h do horário local (meia-noite em Brasília) quando cerca de 100 mil pessoas participavam das celebrações do Dia de Lapu-Lapu, homenagem a um líder anticolonialista filipino. De acordo com a polícia de Vancouver, além dos mortos, mais de 20 pessoas ficaram feridas, algumas em estado grave. As idades das vítimas variam entre 5 e 65 anos.
O Ministério das Relações Exteriores confirmou a morte da brasileira e informou que o Consulado-Geral do Brasil em Vancouver está prestando assistência à família. Kira vivia no Canadá desde 2022 com o marido, uma cachorrinha e cinco gatos. Ela era formada em música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), tinha mestrado em educação e trabalhava como conselheira escolar em New Westminster.
O motorista responsável pelo ataque é um homem de 30 anos, que foi detido ainda no local. Segundo as autoridades, ele agiu sozinho, é conhecido da polícia e possui histórico de problemas de saúde mental. A polícia descartou a hipótese de terrorismo. Testemunhas relataram cenas de desespero. “Vi corpos por toda parte”, contou Jen Idaba-Castaneto, agente de segurança do festival. Outras testemunhas descreveram crianças feridas e gritos de socorro logo após o atropelamento.
O incidente ocorre em meio à reta final das eleições no Canadá, marcadas para esta segunda-feira (28). O primeiro-ministro Mark Carney e o rei Charles III expressaram condolências às vítimas e à comunidade filipino-canadense, que representa cerca de 2,5% da população do país. Segundo o chefe de polícia interino de Vancouver, Steve Rai, “este é o dia mais sombrio da história da cidade”. O número de vítimas pode aumentar, alertaram as autoridades.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Fonte: Jovem Pan