24.6 C
Arapiraca
Terça-feira, 29 Abril, 2025

Samu registra aumento de atendimentos cardiológicos, psiquiátricos e tentativas de suicídio nas bases Maceió e Arapiraca

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) registrou, no primeiro trimestre deste ano, 62.156 ligações nas centrais Maceió e Arapiraca. Além da alta demanda de ligações, preocupam os números relacionados a atendimentos cardiológicos, psiquiátricos e tentativas de suicídio, situações que vêm aumentando em todo o Brasil e, também, em Alagoas.

Segundo o levantamento divulgado nesta segunda-feira (28), pela assessoria do órgão, 455 casos de problemas cardiológicos, como infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs), entre outros correlacionados, foram atendidos nos primeiros três meses deste ano.

No campo da saúde mental, 443 atendimentos foram relacionados a crises psicológicas e psiquiátricas, incluindo surtos e intoxicações por drogas. Além disso, foram registrados 113 tentativas de suicídio, uma estatística que acende um alerta para a sociedade e reforça a necessidade de cuidados intensivos em saúde mental.

Outro dado que chama atenção é o volume de trotes recebidos. Embora tenha havido uma redução nos últimos anos, 14.151 ligações nos três primeiros meses do ano foram falsas. O número ainda é expressivo e pode colocar em risco vidas que realmente necessitam do atendimento.

Acidentes

O Samu Alagoas também contabilizou 1.909 atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito, 544 de quedas da própria altura – geralmente envolvendo idosos –, e 181 de quedas de altura, normalmente em obras ou construção civil.

A importância

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, também ressaltou a importância do Samu para a população. “O Samu Alagoas é uma instituição cem por cento pública, administrada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e é essencial para o atendimento de dezenas de pessoas diariamente em urgências e emergências pré-hospitalares em todo o território alagoano”, afirmou.

Quando se deve chamar o Samu – 192

A população pode acionar o Samu quando houver sintomas como dores no peito de aparecimento súbito, crise convulsiva (ataques e convulsões), intoxicação ou envenenamento, queimaduras, trabalho de parto com situação de risco, perda de consciência (desmaio), falta de ar, queda acidental (em casa e na rua), sangramento com hemorragia, crise hipertensivae e acidentes de trânsito.

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Paulo Dantas lança pacote com 7 editais e investimento de R$ 19 milhões

A tarde desta segunda-feira (28) foi um momento especial...

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 9

A Caixa Econômica Federal paga nesta terça-feira (29) a...

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 8 milhões

As seis dezenas do concurso 2.857 da Mega-Sena serão...

Auditoria do INSS aponta 1,9 milhão de pedidos para excluir desconto

Uma auditoria interna do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) apontou...