20.3 C
Arapiraca
Sábado, 17 Maio, 2025

Maternidade Santa Mônica promove campanha de doação de leite humano e frascos de vidro

Com o lema “Doação de Leite Humano: um gesto humanitário que alimenta esperança”, o Banco de Leite Humano da Maternidade Escola Santa Mônica (BLH/MESM) se une à mobilização pelo Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado em 19 de maio, e lança uma campanha que convida mães lactantes e a comunidade a contribuírem com dois gestos essenciais: a doação de leite materno e de frascos de vidro.

Referência em Alagoas, o BLH da Maternidade Escola Santa Mônica, unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), oferece suporte fundamental às mães com dificuldades na amamentação. “Atendemos mulheres com diversos desafios, como fissuras, ingurgitamento mamário, mastite, obstruções e até abscessos. Nosso trabalho é orientar, acolher e garantir que o aleitamento seja possível e confortável”, explica Andréa Pinheiro, coordenadora do BLH.

Mesmo com todo o suporte oferecido, o banco de leite ainda enfrenta desafios para atender à demanda das unidades neonatais da maternidade, como a UTIN (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal) e a UCINCo (Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais). “Infelizmente, ainda não conseguimos suprir 100% da necessidade de leite pasteurizado. Por isso, mantemos um apelo constante por novas doadoras”, reforça Andréa.

Segundo dados do BLH, somente em 2024, foram realizados 3.060 atendimentos, com 1.076 coletas domiciliares. O número de doadoras chegou a 668, e os atendimentos a receptores totalizaram 7.811 — lembrando que um mesmo bebê pode receber leite em mais de uma ocasião. Ao todo, foram 878,9 litros de leite humano coletado e 498,7 litros distribuídos.

“O dia 19 de maio é mais que uma data simbólica. É uma oportunidade de sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação de leite humano e valorizar o aleitamento como um ato de amor e solidariedade”, completa Andréa.

As mães interessadas em doar leite materno podem entrar em contato pelo telefone 3315-4434 ou pelo WhatsApp 98833-8808. Após o cadastro e a apresentação dos exames do pré-natal (que podem ser atualizados na própria maternidade, se necessário), a doação pode ser feita presencialmente ou com coleta domiciliar, por meio da entrega de um kit de coleta.

Frascos de vidro também salvam vidas

A campanha também convida a população em geral a participar por meio da doação de frascos de vidro com tampa plástica rosqueável, ideais para o armazenamento do leite humano. São recomendados potes entre 150ml e 300ml, como os de café solúvel, desde que tenham tampa plástica livre de BPA.

As entregas podem ser feitas diretamente no BLH da Maternidade Santa Mônica ou agendadas pelos mesmos contatos da doação de leite.

Neste mês de maio, a iniciativa ganha reforço da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Uncisal, por meio do Núcleo de Eventos e Qualidade de Vida no Trabalho (Neqvt), que promove a arrecadação de frascos entre servidores, estudantes e usuários. Caixas de coleta estão sendo distribuídas nas recepções das unidades assistenciais da Universidade, ampliando os pontos de doação.

Serviço:

O Banco de Leite Humano da Maternidade Escola Santa Mônica funciona 24h (exceto domingo pela manhã) e está localizado na Avenida Comendador Leão, s/n, Poço – Maceió/AL.

Telefone: 3315-4434

WhatsApp: 98833-8808

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

EUA aprovam uso de exame sanguíneo para detectar Alzheimer

Os Estados Unidos aprovaram, nesta sexta-feira (16), o uso...

Manifestantes causam apagão na capital do Haiti 

Um grupo de manifestantes provocou um apagão na região...

Fraude no INSS: Pedidos de reembolso por desconto indevido passam de 1,3 milhão

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou nesta...