20.9 C
Arapiraca
Terça-feira, 20 Maio, 2025

Irã adverte que não haverá acordo se EUA insistirem em barrar enriquecimento de urânio

O Irã declarou nesta segunda-feira (19) que, se os Estados Unidos insistirem em interromper seu enriquecimento de urânio, não haverá acordo entre os dois países sobre o programa nuclear iraniano, depois que o governo americano afirmou que essa é sua linha vermelha. “Em relação ao enriquecimento zero, dissemos desde o início que, se essa for a posição deles, é natural que não cheguemos a lugar algum”, afirmou o vice-ministro das Relações Exteriores iraniano e negociador sobre o acordo, Majid Takht Ravanchi. O político disse que a posição do Irã é “clara” e que ele declarou “repetidamente” que para o país o enriquecimento “é uma conquista nacional”. Irã e EUA iniciaram as negociações sobre o programa nuclear do primeiro em 12 de abril e até agora realizaram quatro rodadas, com outra reunião programada para este fim de semana em solo europeu.
O enviado especial dos EUA para o Oriente Médio, Steve Witkoff, comentou no domingo, em entrevista à rede “ABC”, que o enriquecimento de urânio do Irã é uma linha vermelha para Washington. “Temos uma linha vermelha muito clara: o enriquecimento. Não podemos permitir nem mesmo 1% de capacidade de enriquecimento”, disse o negociador-chefe dos EUA nas negociações nucleares com o Irã. Witkoff declarou que seu país apresentou uma proposta ao Irã que, segundo ele, “aborda algumas dessas questões sem desrespeitá-los”.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

WhatsApp

No entanto, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, negou que tenha recebido tal proposta e também advertiu que seu país não abrirá mão do direito de enriquecer urânio para fins pacíficos. O presidente dos EUA, Donald Trump, voltou a fazer ameaças militares contra o Irã se um acordo não for alcançado e retomou a chamada “política de pressão máxima” contra o país depois de abandonar o pacto nuclear de 2015.
*Com informações da EFE
Publicado por Fernando Dias

Leia também

Fitch alerta para recessão no Canadá em 2025 com queda acentuada na confiança

México informa que dois cadetes continuam hospitalizados em Nova York após navio colidir com a Ponte do Brooklyn

Putin pede à Ucrânia que encontre ‘compromissos que satisfaçam todas as partes’

Fonte: Jovem Pan

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Ednaldo Rodrigues desiste de reassumir CBF para ‘pacificar’ o futebol brasileiro

Ednaldo Rodrigues não voltará à presidência da Confederação Brasileira...

Por que a direita cresce na Europa?

Neste último final de semana, houve eleições parlamentares em...