21 C
Arapiraca
Quarta-feira, 21 Maio, 2025

Itália impõe novas restrições à concessão de cidadania para descendentes nascidos fora do país

A Câmara dos Deputados da Itália aprovou, nesta terça-feira (20), um novo decreto-lei que impõe restrições ao acesso à cidadania italiana para aqueles que nasceram fora do país. A legislação modifica a Lei da Cidadania de 1992, que não previa limites para a transmissão da cidadania por direito de sangue, agora estabelecendo que essa possibilidade se restringe a duas gerações nascidas fora da Itália. O resultado da votação foi de 137 votos a favor e 83 contra. Com a nova norma, apenas indivíduos nascidos fora da Itália poderão ser considerados cidadãos italianos se um dos pais ou avós tiver apenas a cidadania italiana. Isso significa que pessoas com dupla cidadania, como a brasileira, podem ser excluídas desse direito. Além disso, um descendente poderá obter a cidadania se um dos pais residiu na Itália por um período mínimo de dois anos antes do nascimento.
As novas diretrizes se aplicam a todos os pedidos de cidadania feitos após a divulgação do decreto em 28 de março. O governo italiano defende essa medida como uma forma de conter o aumento de solicitações de cidadania por descendentes de emigrantes que, segundo eles, não mantêm vínculos significativos com a Itália. A oposição ao decreto manifestou descontentamento, alegando que a nova legislação impõe barreiras desnecessárias para os descendentes de italianos que vivem fora do país. Críticos também questionam a utilização do decreto para alterar uma lei existente, e há expectativas de que a questão seja levada ao Judiciário, onde muitos consideram a medida discriminatória.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

WhatsApp

Essa mudança legislativa afeta especialmente os descendentes de italianos no Brasil e na Argentina, países que receberam milhões de emigrantes italianos ao longo da história. No Brasil, estima-se que existam cerca de 30 milhões de pessoas com ascendência italiana, o que torna a nova regra particularmente impactante para essa população.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias

Leia também

UE revisará seu acordo de associação com Israel, diz chefe da diplomacia do bloco

Elon Musk planeja gastar ‘muito menos’ dinheiro para financiar campanhas políticas

Xi Jinping defende fortalecimento da indústria para impulsionar modernização da China

Fonte: Jovem Pan

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias