A Polícia Militar do Distrito Federal prendeu no início da noite desta quinta-feira (22) um homem que teria ameaçado explodir um artefato no prédio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), localizado na Esplanada dos Ministérios.O prédio foi evacuado à tarde e, após negociação com policiais especializados, o homem foi detido.
De acordo com a Polícia Militar, ele, uma mulher e duas crianças foram encaminhados para um hospital público. De lá, o investigado foi levado para a delegacia de polícia.
No início da noite, a polícia informou ter encontrado 20 bombinhas e dois artefatos na mochila do homem. A polícia acredita que ele acionou um dos explosivos no ministério antes da chegada dos policiais.
Testemunhas afirmaram, mais cedo, que o homem teria acionado “uma bombinha”, parecida com as de festas juninas, o que chamou a atenção das pessoas no local e a suspeita para o pacote que ele carregava.
De acordo com servidores da pasta, o homem teria feito uma denúncia, que estaria demorando a ser respondida e, por isso, ele queria falar com o ministro.
Ainda conforme pessoas que estão no local, ele chegou alterado e gritando. Tentou entrar no prédio, mas foi impedido.
“Não dá para saber se ele tem algum tipo de deficiência intelectual, mas a gente consegue perceber que as falas não são conexas”, explicou o porta-voz da PMDF.
Por meio de nota, o Ministério do Desenvolvimento Social pontuou que as motivações do indivíduo ainda não foram esclarecidas e o caso segue sob investigação. “O MDS reitera sua confiança no trabalho da PMDF e se coloca à disposição para colaborar com os esclarecimentos necessários”.