20.6 C
Arapiraca
Sábado, 24 Maio, 2025

Lula recebe presidente angolano e defende retomada de linhas de financimento na África: ‘Angola é bom pagador’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta sexta-feira (23), no Palácio do Planalto, o presidente de Angola, João Lourenço, em visita de Estado durante a Semana da África no Brasil. O encontro reforçou os laços históricos e diplomáticos entre os dois países e sinalizou uma nova etapa de cooperação econômica. Durante a reunião, Lula anunciou que o Brasil deve retomar linhas de financiamento à exportação voltadas a projetos em Angola, com apoio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Ele ressaltou que Angola é um parceiro confiável, lembrando que o país africano quitou sua dívida com o Brasil cinco anos antes do vencimento. “Ninguém tem que ter medo de vender ou emprestar para Angola. Eles são cumpridores dos seus deveres”, afirmou.
O presidente brasileiro também destacou o papel da Petrobras, defendendo que a estatal volte a atuar de forma ativa na prospecção de petróleo e gás no continente africano. Além disso, prometeu interceder junto à Embraer e ao BNDES para viabilizar a venda de três cargueiros KC-390 à Força Aérea Angolana. Segundo Lula, a Embraer também está pronta para apoiar a modernização da frota aérea e naval de Angola.
João Lourenço agradeceu o apoio brasileiro e afirmou que deseja ampliar os investimentos privados do Brasil em Angola, especialmente em infraestrutura, energia, estradas e portos. “Confiamos que o Brasil abrirá novamente as linhas de crédito à exportação. Acreditamos que isso vai acontecer”, disse.
Brasil e Angola compartilham laços históricos profundos. Ambos foram colônias de Portugal e hoje integram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). O Brasil foi o primeiro país a reconhecer a independência angolana, em 1975, e desde 2010 Angola é considerada um parceiro estratégico da política externa brasileira, ao lado de África do Sul e Egito.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

WhatsApp

Atualmente, Angola abriga a maior comunidade brasileira no continente africano, com cerca de 25 mil pessoas. O país também é um dos principais parceiros comerciais do Brasil na África. Em 2024, o comércio bilateral somou mais de US$ 1,5 bilhão, com destaque para as exportações brasileiras de carnes e as importações de petróleo angolano. A visita de João Lourenço ocorre poucos meses após Lula ter visitado Angola em 2023.

Leia também

‘Se não o maior, um dos maiores e melhores fotógrafos que o mundo já produziu’, diz Lula sobre Sebastião Salgado

Governo Lula reconsidera parte do decreto que elevou IOF após críticas

Publicado por Felipe Dantas
*Reportagem produzida com auxílio de IA

Fonte: Jovem Pan

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Endrick homenageia Ancelotti: ‘Você marcou minha chegada à Europa’

Endrick, jovem atacante de 18 anos, expressou sua gratidão...

Justiça da França condena oito acusados de roubar joias de Kim Kardashian em 2016

Oito indivíduos foram sentenciados por sua participação no roubo...