25.3 C
Arapiraca
Domingo, 6 Julho, 2025

Inventário registra e valoriza tradição da renda de bilros em São Sebastião

Considerada um dos maiores símbolos da cultura popular de Alagoas, a renda de bilros do município de São Sebastião acaba de ganhar um importante registro histórico e cultural. Foi lançado no último mês o Inventário Renda de Bilros, produção do antropólogo Levy Félix Ribeiro que reúne relatos, imagens e informações sobre a tradição artesanal que atravessa gerações no agreste alagoano.

Entre as personalidades que representam esse legado está Maria de Clarice, reconhecida como Mestra do Patrimônio Vivo de Alagoas desde 2016. Moradora do município, ela simboliza a resistência e o orgulho de uma prática artesanal que ultrapassa o tempo e continua viva nas mãos habilidosas de mulheres rendeiras.

O inventário, disponível em formato digital, apresenta não apenas o processo de confecção da renda, mas também o contexto social e cultural das artesãs, a fabricação dos bilros e o passo a passo dessa arte minuciosa, que exige atenção e destreza. A obra ainda reúne perfis de rendeiras como Júlia dos Santos, Maria Verônica, Maria José Davi, Maria Rosa dos Santos, Josefa Seceriana, Vânia Morais, Diva dos Santos Lessa, Maria Vitória e Maria Alice, mulheres que mantêm viva essa tradição no município.

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

O jovem identificado como Gustavo Henrique de Oliveira, de...

Em Porto Real do Colégio, corpo é encontrado esquartejado após ser deixado em lagoa

Um corpo foi encontrado esquartejado, após ter sido deixado...