A expectativa é grande porque o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) vai julgar nesta sexta-feira (05), o pedido de anulação da partida entre Anápolis x Guarani pela 13ª rodada da Série C do Brasileirão. A decisão pode alterar o G8 e o Z4 da competição. O CSA é parte diretamente interessada.
Caso a partida seja anulada e remarcada uma nova, o resultado pode interferir diretamente na tabela da Série C. O Anápolis corre risco de rebaixamento para a Série D caso não vença o novo confronto, porque o clube goiano ficaria com 20 (derrota) ou 21 pontos (em caso de empate), dois a menos que o CSA, 17º com 23.
O pedido de anulação partiu do Guarani, que reclama do árbitro Marcello Ruda Neves (DF) não ter visto que o Anápolis atuou em um momento da partida com 12 jogadores em campo, o que não é permitido. Já classificado, o Guarani pode melhorar sua colocação.
O atacante João Celeri teria permanecido em campo e ajudado na marcação durante um escanteio do Guarani, mesmo após a entrada de Igor Cássio. O artigo 259, parágrafo 1º, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), prevê a possibilidade de anulação de uma partida quando comprovado erro de direito relevante a ponto de interferir no resultado.
CSA
Advogado do CSA, Osvaldo Sestário disse ao ge, na tarde desta quarta-feira (3), como deve ser feito o julgamento.
“No nosso entendimento, o pedido é cabível porque, de fato, teve o uso de 12 jogadores em campo por parte do Anápolis. No entanto, a decisão final cabe aos auditores. Eles vão avaliar aspectos como, por exemplo, a relevância do fato para o jogo”.
Disse também que existe a possibilidade de apena s arbitragem ser punida.