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Quarta-feira, 10 Setembro, 2025

Uncisal é a primeira universidade pública de Alagoas a receber certificação nacional de governança e gestão

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) alcançou uma importante conquista institucional ao receber o certificado de Maturidade em Governança e Gestão (IMGG), concedido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), do Governo Federal. A universidade recebeu nesta terça-feira (09/09) o selo Bronze 3, nível que comprova o comprometimento com a excelência na administração pública e a implementação de práticas modernas e eficientes de gestão.

Com a certificação, a Uncisal torna-se a primeira universidade pública de Alagoas- e uma das poucas instituições de ensino superior do país – a atingir esse reconhecimento nacional. O resultado evidencia o esforço contínuo da universidade em adotar critérios estratégicos que fortalecem a entrega de valor público e aprimoram a gestão interna.

A avaliação segue os critérios do Instrumento de Maturidade de Governança e Gestão (IMGG), que considera sete dimensões fundamentais: governança, estratégias e planos, público-alvo, sustentabilidade, capital intelectual, processos e valor público.

Para conduzir o processo de autoavaliação e implementação do IMGG, a Uncisal criou um comitê específico com representantes de diversos setores da universidade. A coordenação do grupo está sob responsabilidade da servidora Svetlana Barros, da Assessoria de Governança e Transparência, responsável por garantir a adesão aos critérios estabelecidos pelo Ministério.

A publicação oficial da criação do Comitê IMGG da Uncisal, com sua composição e objetivos, foi registrada no Diário Oficial do Estado (DOE) de 23 de dezembro de 2024, reforçando o compromisso da universidade com uma gestão moderna, colaborativa e centrada no cidadão.

O reitor da Uncisal, Henrique de Oliveira Costa, afirmou que a certificação é um marco histórico para a Uncisal e comprova o trabalho realizado na universidade nos últimos oito anos. “Este reconhecimento nacional demonstra que estamos no caminho certo, fortalecendo nossa capacidade institucional, aprimorando processos e, principalmente, entregando um serviço público de mais qualidade, eficiência e transparência para a sociedade alagoana”, disse o reitor.

El reforça que, ser a primeira universidade pública de Alagoas a alcançar esse nível de maturidade reflete o esforço coletivo de toda a comunidade acadêmica e administrativa da Uncisal. “É um resultado que nos orgulha, mas também nos motiva a avançar ainda mais na busca por excelência na gestão pública”, completou o reitor.

Até o momento, dez secretarias e órgãos do Estado de Alagoas receberam o resultado da avaliação com base no IMGG. A conquista da Uncisal reafirma seu protagonismo entre os órgãos públicos estaduais na busca por um serviço público mais eficiente, transparente e voltado às reais necessidades da sociedade.

Serviço público eficiente

Para Svetlana Barros, a conquista do certificado de Maturidade em Governança e Gestão é fruto de um trabalho colaborativo e estratégico que envolveu diversas áreas da Uncisal. “Desde a criação do Comitê do IMGG, nosso objetivo foi implementar uma cultura de gestão mais eficiente, transparente e orientada para resultados. Esse reconhecimento nacional, especialmente no nível Bronze 3, demonstra que conseguimos estruturar práticas sólidas de governança, planejamento e foco no cidadão-usuário. Estamos muito orgulhosos por colocar a Uncisal entre as sete instituições de ensino superior do país a alcançar esse nível de maturidade”, disse.

Ruth Barros, gestora em Planejamento de Saúde da Uncisal, destacou que a certificação representa um marco estratégico na consolidação da qualidade acadêmica da Uncisal. “O certificado contribui para a construção de um ambiente de confiança junto a estudantes, famílias, servidores, órgãos de controle e parceiros institucionais”, afirmou.

Entre os destaques na aplicação do instrumento, está o critério “público-alvo”, que mede a capacidade da instituição em atender às demandas dos cidadãos. De acordo com a ouvidora da Uncisal, Leilane Araújo, a universidade dispõe de canais de atendimento presencial e eletrônico para o recebimento, tratamento e resposta às manifestações dos cidadãos-usuários.

“Elaboramos relatórios periódicos destinados à gestão da universidade, que apresentam dados sobre o tratamento das demandas recebidas, garantindo transparência e aprimoramento contínuo do atendimento”, explicou Leilane Araújo.

Em Alagoas, as 10 secretarias e órgãos do estado que também receberam o certificado do Ministério da Gestão e Inovação podem ser conferidos no site. Clique aqui e confira.

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