A Polícia Civil de Alagoas está participando da “Operação Átria”, uma ação de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, no âmbito nacional, que ocorrerá durante o mês de março, por iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública e Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp.
No primeiro dia da operação, sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos e um homem foi preso, acusado de tentativa de feminicídio, ocorrida em 13 de fevereiro passado, no bairro do Feitosa, em Maceió.
De acordo com as investigações, ele desferiu dois golpes de faca na vítima e sete golpes no patrão da mulher, que tentou intervir.
Além disso, 20 Medidas Protetivas de Urgência foram requeridas.
Em Alagoas, participam da operação, deflagrada nesta quarta-feira (01/03), as delegadas de polícia de defesa da mulher, Ana Luiza Nogueira, Paula Mercês e Kelly Cristine.
De acordo com as delegadas, estão sendo cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão com enfoque na repressão à violência contra a mulher, além da apuração de denúncias de crimes de violência doméstica nos canais de disque denúncia, realização de visitas/diligências e atendimentos às vítimas de violência, além da realização de palestras com foco preventivo.
“A violência contra a mulher não ocorre de forma isolada, traz graves consequências às vítimas e constitui ato de violação dos direitos fundamentais, devendo ser denunciadas e receber total atenção do poder público”, afirma a delegada Ana Luíza Nogueira.
Veja imagens da “Operação Átria”:
Vídeo: Ascom PC/AL