Aconteceu na noite desta quarta-feira (29/03) a decisão da Copa Alagoas 2023. Em Arapiraca, no estádio Coaracy da Mata Fonseca, ASA e CSE empataram por 1 a 1 no tempo regulamentar. O time tricolor abriu o placar com Felipe Ramon. O alvinegro empatou com gol contra de Baggio. Nos pênaltis o CSE venceu por 5 a 4 e ficou com o título da Copa Alagoas. Com o resultado, o tricolor está garantido na Série D 2024. O tricolor ainda vai disputar uma vaga na Copa do Brasil com o Murici, que ficou na terceira colocação do alagoano. O presidente da Federação Alagoana de Futebol, Felipe Feijó, esteve presente na decisão e fez a entrega do troféu.
Primeiro tempo
Na noite chuvosa, o primeiro tempo de um jogo aberto, onde as duas equipes criaram oportunidades de gol. Com três volantes, o ASA mostrava uma certa dificuldade no setor de criação pelo meio. Do lado do CSE, Felipe Ramon se movimentava bem pelo meio e abriu o placar aos 25 do 1º tempo, acertando um belo chute. Mas o tricolor não teve muito tempo para comemorar, aos 28 minutos a equipe do ASA empatou numa jogada de Anderson Feijão pelo lado esquerdo e o zagueiro Baggio marcou contra. A equipe do ASA voltou a ter outras oportunidades pelo lado esquerdo de campo, enquanto Renan Rinaldi foi obrigado a fazer uma grande defasa numa cabeçada de Júnior Goiano, do CSE, mas etapa inicial terminou igual.
Segundo jogo
Na segunda etapa, o ASA mudou sua maneira de jogar com a entrada de Didira no meio campo e passou a propor o jogo. O CSE assumiu uma postura mais defensiva. O alvinegro insistia pelo lado esquerdo e Lúcio Maranhão perdeu duas boas oportunidades de gol aos 11 e aos 17 e aos 19 com Everton Heleno, numa grande defesa do goleiro Pedro Campanelli. Outro bom lance foi aos 36 minutos com Didira, obrigando o goleiro tricolor fazer boa defesa. Tito assustou o goleiro tricolor numa boa cabeçada. Mas terminou tudo igual e a decisão foi para os tiros livres da marca penal.
TJD-AL manteve a decisão
A partida chegou a ser ameaçada de não acontecer, porque o Cruzeiro, de Arapiraca, acusou o CSE de ter escalado jogadores irregularmente, na semifinal da Copa Alagoas. O estrelado entrou com pedido de liminar para suspender a competição. Porém, o Tribunal de Justiça Desportiva de Alagoas indeferiu o pedido, conforme documento assinado pelo presidente Flávio Moura. Apesar da manutenção do jogo, a denúncia continuará sendo apurada pelo TJD-AL.
Ficha Técnica
ASA 1 x 1 CSE
Felipe Ramon aos 25 do 1º tempo (CSE)
Baggio (contra) aos 28 do 1º tempo (ASA)
Nos pênaltis: ASA 4 x 5 CSE
ASA- Anderson Feijão (Pedro defendeu), Wendel (desperdiçou), Lúcio Maranhão (converteu), Zé Wilson (converteu), Didira (converteu); Fidélis (converteu). Fábio Aguiar (Pedro defendeu)
CSE- Felipe Ramon ( Renan Rinaldi defendeu), Welton (converteu), Jeferson(converteu), Rogerinho ( Renan Rinaldi defendeu), Claudevan (converteu); Cleyton (converteu); Pedro Campanelli (converteu).
ASA: Renan Rinaldi; Lázaro (Michel), Lídio ( Didira), Fábio Aguiar e Wendel; Zé Wilson, Fidélis, Everton Heleno(Tito) e Anderson Feijão; Vitinho e Lúcio Maranhão. Técnico: Sidney Moraes
CSE: Pedro Campanelli; Leo Cotia, Baggio, Júnior Goiano e Kainandro (Fernando); Cleyton, Geovanio (Rogerinho), Claudevan e Felipe Ramon; Jeferson e Didinho (Welton). Téc. Jaelson Marcelino
Arbitragem- Árbitro: Márcio dos Santos Oliveira Assistentes: Pedro Jorge Santos Oliveira e Benilson dos Santos
Quarto árbitro: Gleito Lins Vieira