O uso das mantas geossintéticas doadas pela Agreste Saneamento – operação do grupo Iguá em Alagoas -, para produtores rurais em Arapiraca e região, foi destaque na Biological Agriculture & Horticulture, uma das principais revistas científicas voltadas para sistemas de produção sustentáveis em todo o mundo.
O artigo “A Viabilidade técnica do uso de resíduo geotêxtil como alternativa ao agrofilme para cobertura morta em alface”, em tradução livre, foi publicado na quarta-feira (29/03) e aborda e analisa o uso das mantas por parte de produtores rurais e também sua viabilidade na região do semiárido alagoano.
As geobags são materiais de polipropileno utilizados inicialmente pela Agreste Saneamento no processo de tratamento da água e posteriormente doado, através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura de Arapiraca, para produtores familiares locais, que as inserem principalmente no cultivo de hortaliças. As mantas protegem o solo, retêm nutrientes e evitam o crescimento de ervas daninhas durante o manejo agrícola, reduzindo consideravelmente o uso de herbicidas e pesticidas durante a produção.
A supervisora de responsabilidade socioambiental da Agreste Saneamento, Rafaela Santoro, acredita que esse reconhecimento se dá pelo esforço coletivo de todos que fazem a Agreste Saneamento e é fruto de uma diretriz que insere cada vez mais a empresa dentro da comunidade em que está inserida, potencializando e desenvolvendo projetos que trazem benefícios para toda a sociedade.
“Nós sentimos muito orgulho quando vemos publicações deste tipo, porque é um trabalho que começa conosco aqui na ponta, tem o apoio da Prefeitura, mas que gera um grande benefício para o agricultor familiar, que tem um aumento na produção, que deixa de usar produtos químicos. Então há um aumento na renda, na saúde das pessoas e dos alimentos, ou seja, é uma sequência de fatores que afeta toda a cadeia produtiva e as pessoas e famílias envolvidas”, comemora Santoro.
Os autores da publicação, José Anderson Soares Barros, Marcelo Cavalcante, João Gomes da Costa & Márcio Aurélio Lins Dos Santos, reconhecem a Agreste Saneamento e a parceria com a prefeitura municipal e os produtores locais como essencial para a execução da pesquisa.
Sobre a Agreste Saneamento: A Agreste Saneamento, empresa do grupo Iguá, atua junto com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) desde 2012 – através de uma parceria público-privada (PPP) – com duração de 30 anos. O objetivo é universalizar o acesso da população a água de qualidade e assegurar melhorias nos sistemas de abastecimento de 10 municípios da região agreste do estado, beneficiando mais de 377 mil pessoas. Se mantém entre as melhores empresas para se trabalhar em Alagoas, de acordo com a pesquisa realizada pelo Great Place to Work Brasil (GPTW) desde 2018. Em 2020, recebeu o destaque nacional entre as 100 melhores empresas de pequeno porte do país pela Revista Pequena Empresas, Grandes Negócios e GPTW. No mesmo ano também foi reconhecida pelo Instituto Trata Brasil como “Caso de Sucesso em Saneamento Básico”. Em 2022 recebeu o troféu “Quíron Prata” no Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS), considerado o “Oscar do Saneamento” no Brasil, pelo compromisso com a excelência nos serviços prestados. Já na 4ª edição do Prêmio Sustentabilidade da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON) a operação da Iguá em Alagoas foi premiada nas categorias Inovação Técnica e Sociedade e Consumidores por duas iniciativas desenvolvidas no agreste do estado.
Sobre a Iguá Saneamento: Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam pouco mais de 7 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia assumiu o compromisso empresarial brasileiro para a biodiversidade, do CEBDS em parceria com o wbcsd. Recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Por sua gestão sustentável da água, em 2022, foi uma das condecoradas no programa de Reconhecimento IWA Climate Smart Utility e, no mesmo ano, conquistou pontos que lhe renderam entrar no ranking da GRESB (Global Real Estate Sustainability Benchmark). Também marcou presença como 1º lugar na categoria saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura, segundo o TOP Open Corps 2022. Ainda neste ano, oito concessionárias do grupo foram reconhecidas com o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS). Foi eleita, em 2022, pelo sexto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). www.igua.com.br