22.1 C
Arapiraca
Domingo, 19 Maio, 2024

Projeto social Judô na Comunidade realiza aulas gratuitas em Craíbas

Mais um projeto social incentivado pela Mineração Vale Verde (MVV) foi iniciado em Craíbas. Desta vez, foi o “Judô na Comunidade”, do Instituto Andrade. Ele foi um dos contemplados a partir da 1ª edição do Edital de Apoio a Projetos Sociais da MVV, lançado ainda este ano. A aula inaugural do projeto de artes marciais ocorreu no último dia 4 de novembro, na Academia de Saúde de Craíbas, local este cedido pela Prefeitura de Craíbas.

O projeto acolhe crianças e adolescentes de 7 a 13 anos de idade e ocorre sempre às sextas-feiras, com o total de 40 beneficiados, estes por sua vez inscritos no Cadastro Único e encaminhados pelos equipamentos socioassistenciais e rede setorial. A inscrição e busca ativa foi realizada pela equipe técnica do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

“A intenção da MVV é deixar um legado positivo na região onde a Mina Serrote está inserida, a contribuir para o desenvolvimento não só socioeconômico do Agreste alagoano, mas também na perspectiva de melhor educação e incentivo às potencialidades culturais inatas dos moradores e seus filhos, mirando assim para um futuro melhor para todos e todas”, pontua o coordenador de Relações Institucionais, Comunidades e Comunicação da MVV, Mário Lima.

Segundo o coordenador do instituto, Clebeson Andrade, inicialmente o crivo para participação foi as crianças e adolescentes craibenses estarem efetivamente matriculadas e estudando. Depois, para permanência no projeto de judô, o critério será as boas notas.

“A parceria com a MVV é muito importante para nós, para que consigamos ampliar mais o nosso segmento, chegando a mais pessoas, a mais crianças. A MVV está de parabéns, porque fez um edital em que dá oportunidade para pequenas ONGs, associações e institutos concorrerem, sobretudo, no tocante ao esporte. Quando o esporte é tratado lá na base, com crianças, nós podemos implantar valores preciosos ainda cedo, como o respeito, a disciplina e o caráter”, diz.

Ainda de acordo com ele, já estão sendo feitas as medidas dos kimonos para os alunos(as) craibenses, por meio dos instrutores da turma. Eles devem receber o tradicional uniforme em fevereiro próximo.

Inicialmente, os alunos(as) estão aprendendo mais sobre a parte teórica — para melhor entendimento das regras — e também a respeito da parte física, sobre as posições.

O Instituto Andrade tem como presidente Prycilla Issler Andrade e atua na cidade de Arapiraca desde 1999. É a primeira vez que o instituto “sai” da cidade, agora com uma extensão de seu trabalho em Craíbas.

“Esse projeto sendo implantado agora em Craíbas nos deixa muito felizes, por justamente estarmos alcançando mais gente e transformando vidas, em busca desses valores para a comunidade por estarmos diretamente educando, disciplinando seus filhos através do esporte. Fazemos isso com muito carinho, atenção e amor e temos a certeza que várias crianças sairão do tatame levando esses direcionamentos para a vida e suas futuras profissões”, pontua Clebeson Andrade, ressaltando que o instituto já “formou” tanto atletas, como médicos, engenheiros, advogados, professores de Educação Física etc.

“É isso o que faremos em Craíbas, com esse grande apoio da MVV! Precisamos seguir em frente e o esporte nos ensina a não desistir. Nossos projetos, nossos sonhos podem acontecer”, conclui o coordenador do instituto, ressaltando a melhora em aspectos desde habilidades de convívio social e segurança emocional à disciplina e o gosto pelos estudos.

Ao todo, o Edital de Apoio a Projetos Sociais da MVV está beneficiando 6 (seis) projetos da região que se enquadram em atividades que envolvem Cultura; Educação; Empreendedorismo e Geração de Trabalho e Renda; Esporte e Lazer; e Desenvolvimento das Comunidades Vizinhas. Cada projeto está recebendo até R$ 15 mil.

Foram selecionados os projetos “Vem Pra Roda”, da Associação Cultural Baluarte Capoeira e Maculelê; “OWU: Moda e Acessórios Étnicos com Tecido Algodão”, da Associação de Desenvolvimento da Comunidade Remanescente de Quilombos Carrasco; “Música na Comunidade: Uma Corrida Para Transformar Vidas”, da Associação Comunitária dos Moradores do Povoado Corredor; “Fortalecimento da Associação Juntos Somos Fortes”, da Associação Juntos Somos Fortes; “Inclusão Digital Para Formação de Crianças e Adolescentes em Situação de Acolhimento Institucional”, da Associação Lar São Domingos Sávio; e o “Judô na Comunidade”, do Instituto Andrade.

SOBRE A APPIAN BRAZIL

O Grupo Appian Capital Brazil é a plataforma no país da Appian Capital Advisory, com atuação exclusiva nos setores de mineração e metalurgia.

No Brasil, a Appian se estabeleceu em 2018 com a aquisição de dois ativos, a Atlantic Nickel – operação de níquel sulfetado no sul da Bahia – e a Mineração Vale Verde (MVV) – empreendimento de cobre com operação entre Craíbas e Arapiraca.

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias