22.6 C
Arapiraca
Sábado, 18 Maio, 2024

PF faz operação contra fraude em licitação e lavagem de dinheiro relacionadas ao fornecimento de equipamentos de robótica para 43 municípios alagoanos

FonteG1

A Polícia Federal, realiza nesta quinta-feira (01/06) uma operação contra um grupo suspeito de fraude em licitação e lavagem de dinheiro em Alagoas.

Segundo a PF, os crimes ocorreram entre 2019 e 2022, durante a realização de processos licitatórios, adesões a Atas de Registro de Preços e celebrações contratuais relacionadas ao fornecimento de equipamentos de robótica para 43 municípios alagoanos, cujos recursos aplicados ou previstos seriam do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Os agentes cumprem 27 mandados judiciais de busca e apreensão, sendo 16 em Maceió, 8 em Brasília/DF, 1 em Gravatá (PE),1 em São Carlos (SP) e 1 em Goiânia (GO), além de 2 mandados de prisão temporária em Brasília, todos expedidos pela 2ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado de Alagoas.

A Operação Hefesto conta com o apoio da Controladoria Regional da União em Alagoas (CGU-AL). Segundo a CGU, as fraudes e superfaturamento geraram prejuízo aos cofres públicos de R$ 8,1 milhões e sobrepreço, com prejuízos potenciais de R$ 19,8 milhões, em relação às despesas até então analisadas.

Segundo as investigações, as contratações foram direcionados a uma única empresa fornecedora dos equipamentos de robótica. Foram identificados ainda que foram realizadas movimentações financeiras para pessoas físicas e jurídicas que não possuem direcionamento com o ramo de fornecimento de robótica, o que pode indicar a ocultação e dissimulação de bens, direitos e valores provenientes das atividades ilícitas.

Mais de 110 policiais federais e 13 servidores da CGU participam da operação.

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias