23.2 C
Arapiraca
Sexta-feira, 10 Maio, 2024

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, nessa terça-feira (20/06), manter a condenação da campanha do ex-presidente Jair Bolsonaro ao pagamento de multa de R$ 90 mil pela divulgação de um vídeo na internet para insinuar que o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva seria a favor do aborto. A gravação foi veiculada durante as eleições do ano passado.Em dezembro de 2022, a campanha de Bolsonaro foi multada após determinação da ministra Maria Claudia Bucchianeri, que proferiu decisão individual após pedido liminar feito pela campanha de Lula.

Na ocasião, os advogados alegaram que foi utilizado impulsionamento na internet para fazer propaganda eleitoral irregular para veicular informações falsas que Lula seria “contra a vida, a família e a religião cristã”.

Após a decisão, o caso voltou a ser julgado definitivamente na sessão de hoje. Pelo placar de 7 votos a 1, o tribunal manteve a aplicação da multa.

Em maio, em outra decisão envolvendo fake news contra Lula, o TSE condenou o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ao pagamento de multa de R$ 5 mil por acusar o presidente de ter “relação com o demônio”. Os ministros entenderam que o vídeo foi editado para prejudicar a imagem do então candidato.

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Torcedor do Colo-Colo é flagrado fazendo gestos racistas para torcida do Fluminense

Mais um caso de racismo contra brasileiros na Libertadores....

Telefonia e internet permanecem instáveis em 222 cidades gaúchas

O sinal da telefonia móvel e de outros serviços...

Número de desalojados dobra em 24 horas no Rio Grande do Sul

A quantidade de pessoas desalojadas no Rio Grande do...

Esquadrão Antibombas é acionado após fiscalização encontrar mais de 40 kg de explosivos em Traipu

O Esquadrão Antibombas Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope)...