A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) precisou, na manhã desta terça-feira (18/07), paralisar as atividades do Sistema Coletivo do Agreste para efetuar trabalhos de manutenção em seu maquinário, incluindo seus equipamentos elétricos. A previsão é de que o sistema seja reativado na noite da quarta-feira (19/07).
Entre as ações a serem realizadas pela empresa está a manutenção de banco capacitores de estações elevatórias e da captação do Morro do Gaia, a lubrificação de conjuntos motobombas e vistorias de registros e válvulas. Durante a inatividade do sistema, a Casal fará também a vistoria de adutoras, o que poderá resultar no ajuste de válvulas, registros, ventosas, conexões e possíveis retiradas de vazamentos.
Vale destacar que essas atividades são importantes para garantir a continuidade dos serviços, sobretudo em tempos de chuva. Com o término desses serviços, o Sistema Coletivo do Agreste será reativado e a Casal retomará o fornecimento de água para a parte baixa de Arapiraca, além dos municípios de Lagoa da Canoa e Campo Grande. Nessas localidades, o serviço será normalizado gradativamente.
Já quanto a Feira Grande, a Casal voltará a repassar água tratada para a empresa Águas do Sertão, que é a responsável por distribuí-la na cidade.