A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) decretou a suspensão de visitas a todos os pacientes internados em hospitais públicos, clínicas e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Alagoas. A medida foi tomada por causa do aumento de casos, mortes e internações pela Covid-19 no estado. A recomendação é para que os hospitais da rede privada também suspendam todas as visitas.
Com o avanço de casos, óbitos e internações, o Estado precisou abrir 62 novos leitos hospitalares exclusivos para Covid. O total de leitos disponíveis passou de 162, em 1 de dezembro, para 222, nesta segunda-feira (12/12).
De 1 a 12 de dezembro, Alagoas confirmou 4.266 novos casos e 20 mortes por Covid. Os números de casos e mortes em apenas 12 dias já são maiores do que os registrados em todo o mês de novembro, quando foram confirmados 3.155 casos e 12 óbitos.
Restrição à visitação em hospitais
A Secretaria de Estado da Saúde diante da ampliação, em escala ascendente, dos casos de Covid-19 e consequente aumento na ocupação de leitos, determina o seguinte:
- imediata restrição à visitação de pacientes – incluindo o trânsito de pessoas – nas unidades públicas (Upas, Clínicas e Hospitais) e assemelhados, recomendando, ainda, que a rede privada proceda de igual forma;
- reitera, mais uma vez, a obrigatoriedade do uso de máscaras em qualquer ambiente voltado aos cuidados com a saúde dos indivíduos por qualquer tipo de pessoa (profissionais, pacientes e familiares); e,
- observação irrestrita a todas as medidas protagonizadas anteriormente.
Maceió, 7 de dezembro de 2022
Dr Gustavo Pontes de Miranda Oliveira
Secretário de Estado da Saúde
Dr Renee Oliveira Nascimento
Chefe do Gabinete de Combate às Doenças Infecciosas