25.2 C
Arapiraca
Quinta-feira, 9 Janeiro, 2025

Receita Federal apreende cocaína líquida, anabolizantes e frascos de ayahuasca em encomenda nos Correios, em Maceió

Uma operação da Receita Federal, em parceria com os Correios em Maceió, apreendeu frascos de cocaína líquida, anabolizantes, refis para cigarros eletrônicos, além de frascos de ayahuasca (DMT). A ação foi realizada no Centro de Logística dos Correios, na parte alta da capital alagoana, nessa segunda-feira (04/09).

De acordo com a Receita Federal, foram encontrados com aúxilio de cão farejador, que compõe a Equipe K9, dois frascos de cocaína líquida e quatro frascos de ayahuasca (DMT). Durante a operação, também foram encontrados sete frascos de anabolizantes, dois refis de cigarro eletrônico e um vaporizador, além de 50 ampolas de lipostabil, que tem sua comercialização proibida no Brasil.

As encomendas, segundo a Receita Federal, tinham como destino pessoas físicas da região metropolitana de Maceió e municípios do Agreste e Sertão do estado. Os volumes apreendidos serão encaminhados às autoridades policiais.

“Na busca de proteger a saúde e integridade dos cidadãos brasileiros, em um trabalho de rotina e fiscalização, incluindo ações conjuntas ao lado de parceiros como os Correios, a Receita Federal busca coibir o enriquecimento de organizações criminosas. Importante ressaltar que a circulação e comércio de entorpecentes ilícitos pelo País são proibidos e constituem crime”, alertou a Receita Federal.

O que é Ayahuasca – Ayahuasca  também conhecida como hoasca, daime, iagê, santo-daime e vegetal, é uma bebida enteógena produzida a partir da combinação da videira Banisteriopsis caapi com várias plantas, em particular a Psychotria viridis e a Diplopterys cabrerana.

A produção e o consumo da bebida são difundidos no mundo todo, em especial nos países ocidentais. A ayahuasca é, frequentemente, associada a rituais de diferentes grupos sociais e religiões, além de fazer parte da medicina tradicional dos povos da Amazônia.

De acordo com a polícia, embora exista resolução do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), publicada em 2010, autorizando o uso da referida substância em rituais religiosos, a comercialização dela é irregular e é conduta prevista como crime contra a saúde pública, previsto no artigo 278 do Código Penal.

Foto: Ascom / Receita Federal

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

CRB vence Tupã por 3 a 0 e garante classificação na Copinha

Jogando nesta quinta-feira (9), o CRB venceu o Tupã...

ASA: “Temos condições de brigar nas próximas competições,” diz Ranielle Ribeiro

Ainda frustrado com a eliminação na Copa do Nordeste,...

Família de Silvio Santos entra na Justiça por herança de R$ 429 milhões

A viúva e as filhas de Silvio Santos entraram...

Coruripe vai disputar Alagoano e Copa Alagoas e quer calendário nacional para 2026

O Coruripe vai estrear no Campeonato Alagoano 2025 no...