Contratado para assumir o comando técnico do ASA, Leandro Sena foi entrevistado na noite desta quarta-feira (20) pela bancada do programa Futebol Show (91,5FM e NN Play). Entre os vários questionamentos, Sena falou sobre trabalhar com uma comissão gestora do futebol, afirmando acreditar que o “trabalho em conjunto tem mais possibilidades de dar certo”, acrescentando que “não adianta a responsabilidade recair somente pra uma pessoa”.
Nesse processo de contratações destacou que tem o lado do técnico, do diretor vice de futebol, Dr. Celso Marcos, juntamente com a comissão do clube. “Várias cabeças pensantes em torno do melhor para o ASA. A gente acredita que, nesse modelo, as possibilidades são maiores.”
Remanescentes e faixa etária
No processo de montagem do elenco, Leandro Sena não descartou a possibilidade de alguns jogadores que participaram da temporada 2023 retornarem a equipe. “Apesar de não conquistar o objetivo, alguns jogadores desempenharam bem. Isso ainda está numa conversa embrionária com a diretoria. Pode ser que alguns permaneçam,” afirmou.
Sobre a média de idade, considerada muito alta nesta temporada, ele foi claro: “a gente pretende baixar um pouco a média de idade. A gente entende que uma média aceitável será entre 27 e 28 anos, porque o futebol hoje exige muita intensidade. Eu acredito muito na mescla de jogadores experientes, com jogadores jovens. É a fórmula que tem dado mais certo nos últimos trabalhos que eu tenho feito,” afirmou.
Quantidade de jogadores no Elenco
Ainda dentro do assunto formação do elenco, na avaliação de Leandro Sena o quantitativo ideal é de 27 a 33 atletas. “Claro que sempre deixando uma margem praquele jogador diferenciado, aquele jogador que possa vir agregar muita qualidade no nosso trabalho e nosso clube. Abaixo de 27 eu considero pouco e acima de 33 muito,” comentou.
Base
Leandro Sena afirmou também que pretende abrir espaço para jogadores da base. “Aqueles jogadores que se destacarem na base, a gente também pretende fazer esse trabalho com o clube. Porque a gente entende que é um ativo do clube, que pode ter arrecadação nesse tipo de jogador.”
Características do elenco
O ASA vem encontrando dificuldades em contratar um meia de articulação. Sobre esse questionamento, Leandro Sena destacou que está cada vez mais escasso o chamado camisa 10, o legítimo meia. “Aquele jogador canhoto, batedor de faltas, que pensava o jogo através do passe, dos lançamentos, de tabelas com os atacantes. Tá bem escasso, esse tipo de jogador,” comentou.
Mas afirmou que é importante garimpar no mercado esse tipo de jogador, que considera importante para a temporada. Segundo ele, com a escassez desse meia clássico, surgiu o meia mais dinâmico, que conduz mais a bola e os clubes tiveram que se adaptar. “Se a gente conseguir ter essas duas características é importante, porque a gente vai jogar de acordo com os adversários, criando uma identidade a cada jogo e fazendo com que o adversário também se preocupe com aquilo que a gente vai colocar.”
Início dos treinamentos
Sobre o início da pré-temporada, afirmou que vem conversando com a diretoria. “No nosso entendimento técnico, já visando esse primeiro jogo no início de janeiro (pré-Copa do Nordeste), é que a gente inicie já no final de novembro, início de dezembro, nossa pré-temporada. E, dentro dela, fazer uma intertemporada integrada, com alguns jogos treinos e amistosos.”
Trabalho em Alagoas
Leandro Sena lembrou que já trabalhou em Alagoas. Em 2019, foi auxiliar técnico de Roberto Fernandes na equipe do CRB.