27.3 C
Arapiraca
Sábado, 10 Maio, 2025

Alagoas lança oficialmente Campanha de Multivacinação para aumentar cobertura vacinal

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) lançou, nessa segunda-feira (02/10), a Campanha Nacional de Multivacinação 2023, que visa aumentar a cobertura vacinal dos imunizantes de rotina para crianças e adolescentes até 15 anos de idade. A cerimônia foi realizada na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), no bairro Farol, em Maceió, e contou com a presença de representantes dos 102 municípios alagoanos e do Ministério da Saúde (MS).

O evento contou, ainda, com a presença de um convidado ilustre: o personagem Zé Gotinha, símbolo nacional da vacinação, que posou para fotos. O dia principal de mobilização em Alagoas será o 7 de outubro e a campanha vai ocorrer até o dia 14 deste mês.

Para imunizar as crianças e adolescentes, os pais devem se informar sobre os locais e horários de vacinação com as Secretarias Municipais de Saúde (SMSs), que são as responsáveis pela aplicação dos imunizantes, conforme destacou o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda. “O Zé Gotinha é um ícone da saúde e está no coração de todos os alagoanos. Sua presença ajuda, e muito, a atrair crianças e adolescentes para serem imunizados”, ressaltou o gestor da saúde estadual.

O secretário executivo de vigilância em saúde, médico Marcos Holanda, destacou que a Campanha Nacional de Multivacinação 2023 marca o compromisso das esferas federal, estadual e municipal em assegurar a vacinação para todos os alagoanos.  “Apenas através do trabalho em conjunto podemos assegurar o aumento da cobertura vacinal, uma vez que o Programa Nacional de Imunização é reconhecido como referência de qualidade no mundo todo”, destacou.

O secretário executivo de Vigilância em Saúde salientou, ainda, que o Governo do Estado está empenhado em lutar contra as fake news que assolaram o país contra as vacinas. “A vacinação é um método seguro e eficaz de proteger toda a população, e especialmente as crianças e idosos, contra doenças graves. A desinformação contra a vacina é um verdadeiro crime contra todos”, enfatizou.

Para o superintendente de vigilância e controle de doenças, médico Paulo Teixeira, o objetivo da campanha é avançar cada vez mais na cobertura vacinal em Alagoas. “A meta é alcançar todo o público alvo, garantindo a segurança dos alagoanos”, lembrou.

Dia D

Já a assessora técnica do Programa Nacional de Imunização (PNI), Rafaela Siqueira, explicou que o dia D da vacinação acontece no dia 7 de outubro. “Neste dia serão concentrados os esforços em grandes ações de vacinação em todos os municípios, visando atingir o maior número de pessoas”, destacou.

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Trump anuncia cessar-fogo ‘total e imediato’ entre Índia e Paquistão

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste...

Índia e Paquistão sinalizam trégua, mas condicionam cessar-fogo à reciprocidade

Após um período de tensões entre Índia e Paquistão,...

Papa Leão XIV seguiu procedimentos da Igreja em casos de abusos, diz bispo peruano

Quando era bispo, Leão XIV “respeitou os procedimentos” internos...

Paquistão acusa Índia de atacar bases aéreas com mísseis

O Exército do Paquistão acusou neste sábado (10) a...