O Fórum Alagoano de Futebol foi realizado nesta quinta-feira (19), no auditório do Estádio Rei Pelé, em Maceió. O evento contou com a participação de representantes de clubes, imprensa e demais interessados, sendo amplamente debatido o calendário do futebol alagoano para o ano de 2024. Também foram tratados temas relacionados ao desenvolvimento do futebol amador e das categorias de base, destacando a relevância dessas vertentes para o crescimento sustentável do esporte em Alagoas.
O presidente da Federação Alagoana de Futebol, Felipe Feijó, aproveitou o encontro para explicar os planos para as competições de 2024 e confirmou que pretende fazer mudanças na Copa Alagoas. “A gente quer enxugar a Copa Alagoas, diminuindo de 16 equipes para 12 equipes, deixando oito equipes que estavam na Primeira Divisão no ano anterior e mais quatro equipes semifinalistas da Segunda Divisão do ano anterior,” informou.
Na avaliação do dirigente, com os quatro melhores da Segunda Divisão se classificando para a Copa Alagoas, acaba fortalecendo a competição. “Na Copa Alagoas, o time tem a chance de disputar a Série D e a Copa do Brasil. E a gente gera valor também para a Segunda Divisão,” enfatizou Felipe Feijó.
A ideia apresentada é fazer a Copa Alagoas com dois grupos, com seis times cada, com apenas jogos de ida na fase classificatória. Nesse formato, a proposta é de um grupo contra o outro. Classificam-se quatro, com semifinal em dois jogos e final em jogo único. O campeão tem vaga na Série D e, ainda, disputa a vaga na Copa do Brasil contra o terceiro colocado do Alagoano.