O avanço tecnológico no serviço público e privado tem trazido várias vantagens para os brasileiros. Hoje, através do aparelho celular, a pessoa pode acessar as contas bancárias, fazer compras, realizar agendamentos, atendimentos virtuais e até consultas médicas.
Entre esses benefícios está a possibilidade de converter documentos físicos em arquivos digitais que podem ser acessados a qualquer momento pelos smartphones ligados a internet. Um desses documentos é o novo modelo da Carteira de Identidade Nacional (CIN), aqui em Alagoas, expedido pelo Instituto de Identificação do Estado.
O superintendente do órgão, Erik Silveira, esclareceu que todas as pessoas que tiraram o RG a partir de março deste ano em Alagoas podem ter a verão on-line. São mais de 180 mil cidadãos que podem baixar o aplicativo que permite o acesso ao documento digital com valor legal, previsto em leis federais.
Para ter acesso ao CIN digital, basta adquirir gratuitamente o aplicativo federal Gov.BR nas lojas virtuais dos sistemas operacionais iOS ou Android. Após baixar o aplicativo, o cidadão deverá criar uma conta com o número de CPF e uma senha, e quando entrar na tela inicial clicar no ícone ‘Carteira de documentos’, em seguida no botão ‘+’, escolher a opção ‘Carteira de Identidade’ e ‘Adicionar Documento’.
Erik Silveira ressaltou que o modelo digital só fica disponível quando o cidadão solicita oficialmente o documento em um dos postos da rede do Instituto de Identificação e faz a retirada do modelo físico. Para o superintendente do órgão, a versão digital do principal documento de identificação do brasileiro traz muita facilidade para o dia a dia do cidadão.
“O CIN digital proporciona diversas facilidades e vantagens para o cidadão alagoano, como não precisar mais transitar com vários documentos físicos na carteira, aumento da segurança, eliminação do uso de papel, e a identificação em diferentes situações. Além de facilitar a rotina dos cidadãos, a versão digital reduz os problemas de roubo, furto, extravio e rasura de documentos”. Afirmou o superintendente.
Outra vantagem de ter o aplicativo Gov.BR, é que ele permite o usuário ter uma carteira de documentos digitais no seu celular. Além da carteira de identidade, existe a versão digital de outros documentos utilizados pelos brasileiros, como Carteira Nacional de Habilitação (CNH), CPF, CRLV, carteira de trabalho e até a reservista.
Diego Cavalcanti, que trabalha como supervisor de controle e consumo interno da Polícia Científica, não sabia dessa possibilidade de ter uma carteira de documentos no aplicativo Gov.BR. Ele aprovou a ideia, baixou o aplicativo e pretende a partir de agora reunir o máximo de documentos digitais possíveis no celular.
“Foi prático, rápido e super fácil de baixar o app. Além de ser seguro, ter a versão digital da carteira de identidade e outros documentos no celular tem várias vantagens como a usabilidade e facilidade de apresentar o documento em qualquer oportunidade”, disse Cavalcanti.