Com décadas dedicadas a manter a tradição do Guerreiro, Elias Fortunato de Souza, o Mestre Elias de Arapiraca, vai representar o nordeste no XV Encontro de Mestres do Mundo, que que acontecerá de 07 a 10 de Dezembro no Centro Cultural do Cariri em Crato, Ceará. Aos 82 anos, Mestre Elias acumula prêmios e reconhecimentos pelo estado afora, e agora representará todo o estado no encontro que vai celebrar duas décadas com o tema “20 Anos de Futuro”.
Mestre Elias é natural de Coité do Noia, mas mora em Arapiraca há 50 anos, na comunidade das Cacimbas onde vive é conhecido pelo seu famoso forró e por ser mestre do Guerreiro Aza Branca. Em 2008 recebeu o Prêmio das Culturas Populares Mestre Duda – 100 anos de Frevo e em 2013repetiu a dose com o mesmo prêmio em homenagem a Mazzaropi, ambos do Ministério da Cultura.
O evento é promovido pelo Governo do Ceará, em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, como uma política do Estado que visa reconhecer os mestres e mestras da cultura cearense. O Guerreiro Asa Branca, criação de Mestre Elias, nasceu em setembro de 2006, com o intuito de preservar a tradição.
O Mestre já recebeu o reconhecimento de Patrimônio Vivo de Alagoas, Prêmio das Culturas Populares Mestre Duda e diversos outros reconhecimentos. “Ter um arapiraquense representando o nordeste num evento com essa dimensão é uma grande honra. Mestre Elias construiu um verdadeiro legado em Arapiraca, com muitos anos de trabalho para a manutenção da cultura regional, e merece todos os aplausos e reconhecimentos”, disse.