23.6 C
Arapiraca
Quarta-feira, 15 Janeiro, 2025

Representantes da Cultura se reúnem com secretário para cobrar edital da Lei Paulo Gustavo em Teotônio Vilela

Representantes da classe cultural de Teotônio Vilela se reuniram, nesta quinta-feira (25/01), com o secretário da pasta, Jhony Héricles, conhecido como Jhony Menestrel, para cobrar da gestão as ações necessárias à formulação e ao lançamento do edital que deve contemplar com os recursos federais da Lei Paulo Gustavo (LPG) os fazedores de cultura local.

Enquanto os recursos estão parados nos cofres municipais em Teotônio Vilela, a grande maioria das cidades alagoanas já concluiu o processo de pagamento dos recursos aos contemplados, e o governo do estado de Alagoas começa, nesta segunda (29/01), a realizar o pagamento da maior parte dos editais referentes à LPG. Jhony recebeu, na Secretaria de Cultura, os representantes do Fórum Cultural Vielelense (FOCULV), liderado pela agente cultural Nilda Barbosa.

O secretário informou à diretoria da associação que os preparativos devem começar no início da semana, e que já havia cobrado da gestão todas as medidas para agilizar as ações para a publicação do novo certamente.

“Conversei com o prefeito Peu Pereira, e ele já me garantiu que todas as ações para a realização do edital serão retomadas na próxima semana, na verdade, haverá reunião ainda nesta sexta-feira (26/01), já com este fim”, disse o secretário.

A presidente do FOCULV,  Nilda Barbosa, colocou a Diretoria do Fórum e os Coordenadores dos Segmentos Culturais à disposição da Secretaria de Cultura para contribuir através de sugestões que atendam as especificidades e necessidades da comunidade cultural.

“O Fórum foi criado visando fortalecer a cultura vilelense e se efetivar como instituição reconhecida e consolidada pelos agentes culturais do município.  Embora a demora da elaboração e publicação de um novo Edital nos deixe apreensivos, percebemos que o Secretário de Cultura está empenhado em resolver o quanto antes esta situação, da mesma forma, acreditamos também que a gestão municipal vem se articulando para que o Edital seja publicado o quanto antes, para que todos os agentes culturais sejam contemplados com o recurso da Lei Paulo Gustavo, de acordo com os critérios estabelecidos na forma da Lei”, afirmou a presidente do FOCULV.

Outro representante do Fórum, Claudemir Calixto, disse que acredita que o Edital será lançado, apesar da desconfiança que a derrubada do anterior causou nos fazedores de cultura, pois, segundo ele, houve avanços para a cultura nos dois últimos mandatos, como a aprovação da Lei Elesbão Costa de fomento à literatura local.

“Eu acredito na gestão, embora os fazedores de cultura tenham ficado desconfiados depois da derrubada do edital, que, a despeito da justificativa apresentada, não houve qualquer irregularidade, e o documento será lançado. O secretário Jhony se mostrou empenhado nesse objetivo; agora é preciso que as coisas sejam agilizadas, mesmo porque estamos em ano eleitoral. Espero que a nossa disposição em conversar seja percebida; acreditamos no diálogo, apesar de parecer haver mais disposição para isso do lado de cá, do que do lado de lá. No entanto, é preciso reconhecer que nos últimos mandatos a gestão deu um pouco mais de atenção à cultura, exemplo disso é a aprovação da Lei Elesbão Costa de Literatura, é preciso continuar conversando”, disse o representante.

Calixto afirmou ainda que os agentes culturais estão atentos aos problemas que viabilizaram o cancelamento do edital, e que movimentos políticos serão amplamente expostos caso ocorram novamente.

“Veja: estamos conversando, mas sabemos como as coisas se deram; nós fazemos cultura, e contribuímos com o governo a partir das nossas ações como agentes culturais, todos. Essa é uma via de mão dupla, quem faz política sabe disso melhor do que nós. O governo do prefeito Peu Pereira sabe do nosso empenho, e agora está em dívida com a cultura. Essa parceria tem funcionado razoavelmente bem, mas sabemos os reais problemas de dezembro passado. E não há mais espaço para que algo semelhante aconteça, e acredito que tudo vai se encaminhar para vencermos esse momento violento e desagradável. O próprio prefeito tem demonstrado esse interesse”, finalizou Calixto.

Integraram a comissão de representação dos agentes culturais Nilda Barbosa e Claudemir Calixto, presidente e vice, respectivamente, do Fórum Cultural Vilelense (FOCULV), Wesllane Santos, diretora de comunicação; além dos Coordenadores dos Segmentos Culturais, Claudemir Silva, do cinema; Flor Calixto, do artesanato; e Erisvaldo Bonfim, de Literatura.

 

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Estádio do Morumbi vende naming rights para Mondelez Brasil

O estádio do Morumbi, em São Paulo, teve seu...

Campeonato Italiano tem empate entre Atalanta e Juventus, além de Milan vitorioso

Em um confronto atrasado da 19ª rodada do Campeonato...

Le Monde chama Fernanda Torres de ‘monocórdica’ em crítica de ‘Ainda Estou Aqui’

Após conquistar o público brasileiro, o filme “Ainda Estou...