O Sistema Coletivo do Agreste (SCA), que abastece os bairros da parte baixa de Arapiraca e outras sete cidades da região, foi paralisado, nesta terça-feira (05), para que sejam efetuados consertos em anéis da rede de distribuição que apresentaram rompimentos.
Os pontos onde os vazamentos surgiram ficam nas ruas Dom Felício de Vasconcelos, no Centro, e Florêncio Apolinário, no bairro Alto do Cruzeiro, em Arapiraca. Equipes técnicas da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) já estão mobilizadas para efetuar a manutenção emergencial das duas situações.
A Casal espera finalizar as duas manutenções ainda nesta terça, e assim que isso ocorrer, o SCA será reativado. Com isso, o abastecimento das cidades atendidas será recuperado gradativamente durante a noite desta terça e madrugada de quarta-feira.
Recebem água desse sistema, além dos bairros da parte baixa de Arapiraca, as cidades de São Brás, Olho D’água Grande, Campo Grande, Girau do Ponciano, Feira Grande, Coité do Nóia e Lagoa da Canoa.
Além dos rompimentos, tanto o SCA quanto o Sistema Adutor do Agreste (SAA), que abastece a parte alta de Arapiraca, Craíbas e Igaci, ficaram inoperantes por cerca de 30 minutos em virtude de faltas de energia elétrica que atingiram as captações de água bruta e estações elevatórias, situadas na zona rural de São Brás e de Traipu, respectivamente.
Parte alta de Arapiraca
A recuperação do rompimento na adutora de 400 milímetros de diâmetro, ocorrido nessa segunda-feira (04) em decorrência da atividade de uma máquina a serviço da Prefeitura de Arapiraca que trabalha em obras da macrodrenagem da região, na Rua Maurício Pereira, no bairro Baixão, segue em andamento. A previsão de conclusão foi às 19h de ontem.
A partir disso, o bombeamento será retomado. No entanto, o retorno da água para as áreas afetadas deve ocorrer de forma gradativa e pode levar até 24 horas após o fim do trabalho. Devido a esse rompimento, o abastecimento dos bairros da parte alta de Arapiraca está comprometido, além dos conjuntos Aroeiras e Nossa Senhora Aparecida.
A Casal disponibiliza aos moradores o telefone 0800 082 0195 para outras informações sobre o ocorrido. O número funciona das 7h às 20h e a ligação é gratuita.