23.1 C
Arapiraca
Terça-feira, 14 Janeiro, 2025

Alagoas tem menos de 50% de cobertura vacina contra influenza e Sesau alerta que municípios podem continuar vacinando

A Campanha de Vacinação contra a Influenza 2024, iniciada no dia 25 de março, foi concluída oficialmente no dia 31 de maio. Entretanto, seguindo recomendação do Ministério da Saúde (MS), os 102 municípios alagoanos darão continuidade à imunização enquanto durarem os estoques do imunizante

Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça a importância da imunização contra a Influenza, evitando assim internações e óbitos. Segundo informações da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), das 694.456 pessoas que devem ser vacinadas em Alagoas, 310.352 foram imunizadas até o último dia 31 de maio, o que corresponde a uma cobertura vacinal de 44,75%.

Isso significa que o Estado não alcançou a meta de vacinação estipulada pelo MS, que corresponde a 90% do público-alvo preconizado. Os números se referem ao público formado por crianças, gestantes, puérperas, idosos e indígenas que são considerados grupos prioritários para a imunização.

“É necessário que a população preconizada pelo Ministério da Saúde se vacine, porque o imunizante é a forma mais eficaz de se proteger contra a doença. Reforçamos a necessidade da vacinação, porque, além de prevenir contra a influenza, evita que o paciente apresente a forma grave, que pode levar a hospitalizações e óbitos”, frisou o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda.

Vale salientar que a Campanha de Vacinação contra a Influenza abrange todas as pessoas maiores de seis meses de idade, conforme preconiza o MS. No caso das crianças que serão imunizadas pela primeira vez, são preconizadas duas doses, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Bia Haddad vence argentina de virada na estreia do Australian Open

A brasileira Beatriz Haddad Maia colocou fim ao jejum...

Primeiro-ministro da Groenlândia descarta compra pelos EUA mas ressalta cooperação

O primeiro-ministro da Groenlândia, Múte Egede, deixou claro que...

Juíza autoriza liberação de relatório final de caso Trump por interferência eleitoral

Uma juíza autorizou a liberação do relatório final relacionado...